O Carnaval é um evento e uma festa onde os limites podem ser transgredidos num contexto repleto de música, sensações e texturas. Neste filme, é também um ponto de partida para uma abordagem sobre a história da cultura negra e do colonialismo, com conceitos de identidade e negritude a ter lugar central.
Secção: Retrospectiva
A câmara de Sarah Maldoror vagueia pelas lajes famosas e pela folhagem do cemitério Père Lachaise, em Paris, visitando os seus recantos e gatos, ao som de poemas como Liberté, de Paul Éluard.
Sarah Maldoror entrevista, neste documentário, Louis Aragon, poeta e figura fundamental do surrealismo francês. Ao mesmo tempo, questiona a forma como o movimento surrealista – nos períodos entre e pós-guerra – encarou a questão racial, do “outro” e da afirmação de outras identidades.
Uma jornada dos arredores parisienses ao teatro operático Scala, em Milão. Um filme que pega num rap de Archie Shepp (saxofonista jazz e dramaturgo americano) para construir uma reflexão melodiosa sobre inclusão social nos subúrbios de Paris.
Taças de frutas de metal e quadros que representam a banana. A artista colombiana Ana Mercedes Hoyos fala sobre as suas influências num documentário que não esquece questões como a escravidão e as culturas afro-caribenhas.
Um retrato da cantora haitiana Toto Bissainthe, cujo percurso musical é marcado pela sua vontade de disseminar o canto em creolo.
Depois da morte do poeta e activista da negritude Aimé Césaire, amigo e sujeito de muitos dos seus filmes, Sarah Maldoror revisita pontos do globo por onde ele passou. O filme inclui entrevistas a familiares e excertos de filmes seus com e sobre o “Papa Césaire”.
Documentário com os poetas Édouard Glissant e Aimé Césaire, que inclui ainda entrevistas ao escritor Roland Suvélor e à política Madeleine de Grandmaison. Greg Germain, actor e encenador, lê poemas.
Sarah Maldoror viaja até Réunion, uma ilha no oceano Índico que é também uma região de França. Na ilha, visita a Village Titan, na cidade de Le Port, um centro cultural onde se pode aprender canto, música, pintura, dança, circo, bem como artes visuais e performativas.
1983, no México. O pintor russo Vlady Kibalchich Rusakov, refugiado no país, termina um trabalho de 8 anos: a pintura dos frescos da capela de San Felipe Neri, que foi transformada na Biblioteca Miguel Lerdo pelo Estado mexicano.
A biblioteca nacional francesa apresenta-se, apesar disso, como uma biblioteca de todo o mundo, devido à sua riqueza literária acumulada. Peça sobre a Exposição Tunis-Paris: Espaces et temps privilégiés — La production intellectuelle tunisienne d’expression française, em 1986.
Entrevista à autora argelina Assia Djebar sobre o seu romance Ombre Sultane. Djebar discute o papel da mulher no mundo árabe e muçulmano, e o seu desejo de que as leitoras ocidentais ou europeias se revejam nas protagonistas do seu livro.
A realizadora volta à figura de Aimé Césaire mais de dez anos depois de Aimé Césaire — Un homme, une terre. A ocasião é uma homenagem que é prestada ao poeta surrealista e activista do movimento da negritude, em Miami. Em entrevista, este relembra a sua trajectória de vida.
Um olhar sobre o estilista Emanuel Ungaro. Para ele, tudo começava com o toque, com o rapport sensual que se estabelece com os tecidos das suas roupas. Para ele, a moda é sensualidade.
Depois de uma entrevista cujo tema é imigrantes senegaleses em França, surge uma reportagem de Sarah Maldoror. Esta é sobre o papel da mulher africana na organização social, fundada sob ideais de solidariedade comunitária.
Entrevista a mulheres de diferentes nacionalidades que são escritoras “públicas”. Elas fazem a ligação entre corpos administrativos franceses e pessoas que não sabem falar e/ou escrever em francês.
Apresentação, e representação, de L’Otage, peça do autor francês Paul Claudel no Théâtre de la Comédie.
Reportagem de Sarah Maldoror sobre Christiane Diop, diretora da editora Présence africaine, que inclui uma entrevista à ilustradora Sophie Mondesir, sobre o seu trabalho enquanto primeira mulher negra a dirigir uma grande editora em Paris.