O corpo de Catarina abandona a sua cabeça, interrompendo a dança dos afectos entre mente e físico, em “Corporealitis”.
Secção: Novíssimos
Bruno Carnide (“Fugiu. Deitou-se. Caí.”, IndieLisboa 2018) regressa com “Equinox”: algures nos arredores de Tóquio, quando os dias duram o mesmo que as noites, o amor perde mais uma batalha.
O realizador André Ferreira acompanhou, pela primeira vez, a sua avó nos bailes que lhe preencheram todos os Domingos dos últimos 19 anos. “Estas Mãos São Minhas” é um foto-filme íntimo e doce sobre a relação de um neto com a sua avó.
O peso dos dias, o desgaste do tempo, a acumulação de dores e cores.
A Vida Aqui, Está Vista? procura fazer um retrato de São Domingos através das vivências da sua população e propondo novas utilizações para o antigo espaço mineiro da localidade.
Flor do Gás retrata Zé Pedro, de 15 anos, que num pequeno apartamento em Gaia vive com a mãe doente; só que é difícil cuidar dela sem a ajuda da irmã mais velha.
Armindo e a Câmara Escura é um trabalho de revisitação das memórias do avô da realizadora, um homem que dedicou a sua vida à fotografia, através das imagens que ele produziu.
Terra Besta é uma ode documental ao pesaroso e suspirante burro, talvez o único animal que sabe como tudo foi em vão.
A estreia de Rúben Gonçalves na realização – foi montador de Vigília (IndieLisboa 2016) e de Verão Danado – é um documentário tripartido, Infância, Adolescência, Juventude, sobre a Escola de Dança do Conservatório Nacional. Um espaço onde as aptidões e as paixões são postas à prova. Gonçalves acompanha três momentos fundamentais do percurso escolar: o processo de selecção e as primeiras aprendizagens, o final do 9.º ano quando há que tomar uma decisão e o final do secundário, com a descoberta do palco. Três andamentos que encontram em cada indivíduo o reflexo de diferentes gerações.
Em Fogo de Artifício, Laura e Octávio tencionam tornar um jantar num momento amoroso, mas são interrompidos por um conflito no exterior que irá tomar conta das suas acções.
Ao entrar na idade adulta, uma jovem relata os seus dias dentro de uma família disfuncional; os seus medos, desejos e frustrações constroem Fugiu. Deitou-se. Caí..
Em SHE.TEMA.OHA, uma rapariga de 14 anos passa os dias a recolher e trocar latas pelos subúrbios de Tallinn, mas um encontro inesperado com uma mulher muda o curso do seu dia.
Porque é que as Traças Dançam à Volta das Mulheres? é um filme sobre a inclusão social, a aceitação, as diferenças e a sua celebração.
EmFauna, os habitantes de uma aldeia acreditam que existe um grande javali branco na floresta, que ninguém consegue caçar por não ter corpo; David parte no seu encalço.
Não há retorno para o que Marília fez, apenas resta a culpa, as eternas ramificações perseguidoras e, quem sabe, a redenção: Fidalga.
Joana Carneiro Reis regressa aos Novíssimos, depois de Última Noite (IndieLisboa 2015), com Lenta Combustão, uma história de desamores masculinos e motores de alta cilindrada.
O Inverno chega ao Norte da Europa e transforma a paisagem. A região árctica torna-se num local gelado e as longas noites do pólo escurecem a bran- cura da neve. Moon Europa é um documentário ensaístico sobre as pessoas que vivem nestas terras inóspitas. Esta paisagem lunar é uma das zonas com menor densidade populacional no mundo e, no entanto, quase todos são imigrantes, vindos de terras distantes. O que os trouxe e o que os faz ficar? Esta é a pergunta à qual o realizador Nuno Escudeiro procura responder, num filme que olha a Terra como se observasse o cosmos.
Um íntimo filme-epístola entre irmãs, Os Corpos que Pensam retrata a relação entre a realizadora e a sua irmã que, aos quinze anos, sofreu de anorexia.