Lasting Marks

Charlie Lyne (o realizador das longas “Beyond Clueless” e “Fear Itself”, IndieLisboa 2015 e 2016) dá voz aos 16 homens que, nos anos 1990 em Inglaterra, foram condenados por pertencerem a um clube de S&M.

Personal Truth

Charlie Lyne (o realizador das longas Beyond Clueless e Fear Itself, IndieLisboa 2015 e 2016) desenvolve, em Personal Truth, uma extraordinária reflexão sobre as fake news e choque entre fé e facto, a partir do mediático caso pizzagate.

Fear Itself

Charlie Lyne andou nas bocas do mundo por ter sujeitado dois membros da British Board of Film Classification à tortura de assistirem a um filme com mais de 10 horas em que se vê apenas tinta a secar. Este filme de protesto, contra as práticas de censura e exploração desse organismo, tem pouco que ver com o que Lyne ensaia em Fear Itself: uma reflexão sobre as formas do medo a partir da montagem de dezenas de excertos de filmes pré-existentes. Uma montagem feita à imagem do que Lyne fizera com o género do teen movie em Beyond Clueless.

Beyond Clueless

“Beyond Clueless” junta os nossos filmes preferidos secretos – os clássicos do teen-movie – para nos espelhar as ânsias da nossa adolescência. Muito para além de qualquer estereótipo, o documentário expõe, tal como o título sublinha, um olhar para além da erradíssima ideia de que a adolescência é feita de pessoas perdidas, estranhas e sem interesse. Na verdade, a tela é pequena demais para tantos desejos, fúria ou medo de existir. De Larry Clark a Alicia Silverstone, de Winona Ryder a “Mean Girls”, memórias de Freddie Prinze Jr. e uma narração de Fairuza Balk, a adolescência, como sabemos, é a questão mais profunda das nossas vidas.