Dias de curtas

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Quarta-feira, 30 de Abril, acontece a sessão Competição Internacional Curtas 7.

No Pequeno Auditório da Culturgest, As Rosas Brancas de Diogo Costa Amarante abre a sessão e convida-nos a entrar num conto sobre a memória, o luto e alteração dos papéis na família; na sequência da morte da mãe, os irmãos e o pai juntam-se em torno de uma campa na neve e tentam superar o vazio que a mãe deixou. Le petit prince au pays qui défile desenha um retrato íntimo do patinador artístico Stéphane Lambiel, duas vezes campeão do mundo e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Turim; a proximidade entre o protagonista e a realizadora, Carina Freire, faz com que vejamos de perto o rapaz e ao longe a celebridade. The Man Who Mistook His Wife For a Hat de Ross Hogg é uma animação que com um traço muito simples adapta o conto homónimo de Oliver Sacks sobre uma estranha desordem neurológica. Escort, assinado por Guido Hendrikx, segue de perto a formação dos membros dos serviços de fronteiras holandeses que se preparam para ser acompanhantes de requerentes de asilo a quem foi recusada a permanência no país. Entre a necessidade de humanizar o procedimento e a desumanidade das deportações, este documentário questiona as políticas de construção de uma Europa segura. Em Molli, Steve faz o turno da noite do pai que é guarda de uma piscina municipal nos arredores de Paris e no início tudo corre como previsto, mas eis que se começam a ouvir barulhos.

A sessão acontece às 21:45, 30 de Abril, no Pequeno Auditório da Culturgest. A sessão repete-se no dia 2 de Maio, às 16:30, também no Pequeno Auditório.

E as estreias de curtas metragens internacionais chegam ao fim com a sessão Competição Internacional Curtas 8. A partir de material de 16mm, Implausible Things (Rita Macedo) constrói sete quadros que com diferentes propostas convidam o espectador a abandonar as noções de razão e causalidade. La Lamp au beurre de yak de Wei Hu desenrola-se no Tibete, onde um jovem fotógrafo itinerante convida as populações nómadas locais a deixarem-se fotografar à frente de cenários icónicos da China moderna. Through the Hawthorn (Anna Benner, Pia Borg, Gemma Burditt) é um tríptico animado que explora a difícil comunicação durante uma sessão que junta um psiquiatra, um paciente esquizofrénico e a sua mãe: três personagens, três perspectivas diferentes sobre o momentos e três realizadoras, cada uma com o seu terço do quadro. Em La Fugue de Jean-Bernard Marlin, Lakdar, assistente social num reformatório em Marselha, tem de ir a um tribunal com Sabrina, uma das jovens ao seu cuidado. A rapariga vai ser julgada por um crime que cometeu há algum tempo, mas Lakdar está confiante que o seu esforço vai ser recompensado. E por fim, Thomas Stellmach e Maja Oschmann trazem-nos Virtuos Virtuell, curta que cria uma secreta coreografia de desenhos a tinta que surgem de lado nenhum, mas que tomam formas e provocam diferentes disposições enquanto acompanham a música e vão narrando a sua história.

Quinta-feira, 1 de Maio, decorre a sessão no Pequeno Auditório da Culturgest. Dois dias mais tarde, 3 de Maio, às 17 horas, o Pequeno Auditório recebe novamente a sessão Competição Internacional Curtas 8.