Sessões especiais no Cinema São Jorge

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Uma das propostas que o IndieLisboa se orgulha de apresentar este ano insere-se numa secção especial, o programa Capital Europeia da Cultura – Guimarães 2012.

Apenas com dois filmes dentro do programa, mas cada um com um leque extraordinário de realizadores, o Cinema São Jorge recebe, este Domingo, às 18 horas, Centro Histórico que junta quatro curtas metragens da autoria do finlandês Aki Kaurismäki, do espanhol Victor Erice e dos portugueses Pedro Costa e Manoel de Oliveira. Este conjunto de curtas metragens resulta de uma encomenda da Guimarães 2012 Capital Europeia da Cultura para mostrar as histórias que a cidade tem para contar. A sessão começa com Aki Kaurismäki e O Tasqueiro, uma comédia agridoce sem diálogos sobre um taberneiro, que vê muito sem realmente experimentar o que quer que seja. Sweet Exorcist, de Pedro Costa, é um mergulho reflexivo na memória colonial através de um elevador onde estão um emigrante cabo-verdiano e um soldado português. Logo a seguir, no lado documental, Vidros Partidos presta homenagem à indústria têxtil centenária de Guimarães. A última palavra é a do mais antigo realizador, Manoel de Oliveira, que em O Conquistador Conquistado brinca com a avalanche de turistas no centro histórico de Guimarães e as suas fotografias.

Ainda nas sessões especiais, a secção República dos Cravos – 25 de Abril Sempre não adormeceu no dia 25 e Mudar de Vida, José Mário Branco, Vida e Obra é apresentado novamente às 16:15, no Cinema São Jorge. Realizado por Pedro Fidalgo e Nelson Guerreiro, o filme documental investiga a vida e obra do músico, José Mário Branco, um homem dos 7 ofícios que usa as suas canções, cuja actualidade se mantém, como instrumento transformador da realidade.