A Toca do Lobo, de Catarina Mourão, em DVD

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Depois da estreia no IndieLisboa 2015, onde venceu o Prémio do Público para Longa Metragem Fox Movies e da estreia nacional nos cinemas, onde está há seis semanas em cartaz e já foi visto por cerca de 1.500 espectadores, A Toca do Lobo, de Catarina Mourão, está disponível, em DVD, a partir de dia 12 de Dezembro. O lançamento, feito pela Alambique, realiza-se às 18h30, na FNAC Chiado, e conta com a presença da realizadora e da antropóloga Paula Godinho, para apresentar e conversar sobre o filme.

Tendo ganho também o prémio de Melhor Documentário Português no Festival Filmes do Homem e marcado presença em diversos festivais internacionais, a obra é dedicada ao avô materno da realizadora, o escritor Tomaz de Figueiredo, cujo romance mais conhecido é A Toca do Lobo, publicado em 1947 e vencedor do prémio Eça de Queiroz.

O filme marca o encontro da realizadora no presente com diferentes personagens (vivas e mortas), locais (de hoje em dia e do passado), arquivos, e outros documentos, que revela factos, memórias e sonhos e, neste processo, dá uma ideia de como as famílias enfrentaram 48 de ditadura em Portugal.

Catarina Mourão tenta estabelecer uma cronologia dos acontecimentos da família e ligá-los a um contexto social e político mais vasto, para tentar compreender como é que uma família lidava com os seus segredos e contradições durante a ditadura e como é que a própria, nascida depois da revolução, pode levantar o nevoeiro e tornar o que era invisível, visível.

Segunda a realizadora, “este filme é assim também um filme sobre como fazer um filme no nevoeiro, por assim dizer: o que vemos através do nevoeiro e como conseguimos passar para o lado de lá desse nevoeiro”.