IndieMusic Rocks!

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Na programação IndieMusic de 2014, haverá filmes para todos os gostos. Os mais geeks poderão deliciar-se com Europe in 8 Bits, um documentário sobre a reutilização dos sons e hardware dos antigos videojogos na criação de música. Os fãs de Nintendos, GameBoys, Atari, Amiga e Commodore 64 encontrarão nesta obra uma surpresa genial. Um dos filmes mais falados do ano estará no IndieMusic: The Punk Singer, a impressionante história de Kathleen Hanna, membro das bandas Bikini Kill, The Julie Ruin e Le Tigre, é um documentário e também uma história do punk e do movimento Riot Grrrl.

O IndieMusic revisita a obra de Boss do ponto de vista dos fãs em Springsteen and I e oferece a oportunidade de descobrir uma história singular em American Interior – a do explorador John Evans – contada entusiasticamente pelo músico Gruff Rhys (frontman dos Super Furry Animals). My Prairie Home revelará a história de Rae Spoon, cantora transexual que fugiu a um passado Pentecostal e a uma família abusiva.

Memphis traz, talvez, a surpresa mais carismática de todas: Willis Earl Beal, um músico excepcional, num filme que é como a sua obra, sedutora e rebelde. Seguimos na travessia dos vários géneros musicais. Finding Fela não será apenas para os fãs de Fela Kuti mas também para todos os que ouvem jazz, funk, soul e todas as influências que se encontram na obra do músico. De visita à pop dos anos 80, acompanhados por uma banda sonora genial de músicas desconhecidas da década, passamos a noite numa festa em El Futuro, uma ficção desconcertante que remete para o nascimento da movida madrileña.

Electro Chaabi abre de novo horizontes para uma descoberta – é também essa a missão da secção – a da música electrónica egípcia, que vive agora a mesma revolução da primavera árabe, uma música de libertação dos jovens oprimidos pelas severas tradições. O inesperado We don’t wanna make you dance apresenta a banda nova iorquina que nunca se tornou famosa, aquela que queríamos ter (re)conhecido, Miller Miller Miller and Sloan. Alan Vega: Just a Million Dreams é um retrato íntimo do músico dos Suicide, um lado que nunca vimos de um dos pais do punk.

Os filmes portugueses que integram a selecção IndieMusic escolheram para protagonistas dois grandes autores nacionais. Paulo Segadães (ex-Vicious Five) filma, em True, o processo criativo do novo álbum de Legendary Tigerman. Mudar de Vida, um documentário de Nelson Guerreiro e Pedro Fidalgo, é um impressionante documento sobre a vida e obra de José Mário Branco. O filme será a sessão de abertura da secção IndieMusic, e será mostrado no dia 25 de Abril, pelas 21h45, na sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. Em Mudar de Vida, José Mário Branco fala-nos de música, das suas convicções, da sua geração, do Estado Novo, da guerra colonial, da sua prisão e exílio.