No dia 24 de Abril será lançado, na Sala Montepio do Cinema São Jorge, o DVD de Linha Vermelha, filme de José Filipe Costa, vencedor do prémio para melhor longa metragem no IndieLisboa’11.
Em 1975, a equipa de Thomas Harlan filmou a ocupação da herdade da Torre Bela, no centro de Portugal. Três décadas e meia depois, “Linha Vermelha” revisita esse filme emblemático do período revolucionário português: de que maneira Harlan interveio nos acontecimentos que parecem desenrolar-se naturalmente frente à câmara? Qual foi o impacto do filme na vida dos ocupantes e na memória sobre esse período?
Na sessão de lançamento do Linha Vermelha em DVD vão ouvir-se sons que não foram incluídos na montagem final do filme, entre os quais slogans de manifestações nas ruas de Lisboa em 1975, uma festa com música brasileira na Torre Bela, uma consulta médica aos ocupantes na cooperativa em formação ou os sons aquando da entrada no palácio.
Uma viagem sonora que ajudará a compreender o que foi a missão filmica de Harlan em Portugal e o modo como foi montado Torre Bela.
A audição dos sons será intercalada por uma conversa entre o realizador José Filipe Costa e a antropóloga Sónia Vespeira de Almeida.