Destaques de Programação: 27 de Abril

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

A primeira sessão IndieJúnior do festival acontece dia 27 de Abril, no Grande Auditório da Culturgest, às 10h30, com o programa pré-escolar. Segue-se, às 14h, uma sessão dedicada ao secundário com o filme 17 Raparigas de Delphine Coulin e Muriel Coulin e, à mesma hora mas no Cinema São Jorge, Sala 3, o IndieJúnior 2º ciclo.

Ainda no Cinema São Jorge, Sala 3, às 16h, é hora da sessão Observatório Curtas 1, seguida, às 18h45, do Cinema Emergente Curtas 1. O filme Spectres de Sven Augustijnen, passa na Sala 1 do Cinema Londres e revisita um dos mais negros capítulos da descolonização do Congo Belga, revivendo os eventos que levaram ao assassinato de Patrice Lumumba, primeiro-ministro eleito democraticamente no recém-independente Congo, em 1961. A personagem principal é Jacques Brassinne de La Buissière, destacado membro do Estado belga, que fez parte do processo.
Na Sala 2 será exibido The Flock of the Lord de Romuald Karmakar, uma visão cinematográfica d”o rebanho do Senhor”, no ano de 2005. O filme inclui encontros em Marktl am Inn, terra natal do Papa Bento XVI, no fim-de-semana da sua tomada de posse, e cenas de Roma, onze dias antes, quando centenas de milhares de pessoas se juntaram na Praça de São Pedro para uma despedida com aplausos ao falecido Papa João Paulo II.
No Pequeno Auditório da Culturgest, About Canto de Ramon Gieling passa às 16h45, seguido da Competição Internacional Curtas 2, às 19h. A primeira sessão da Competição Nacional de Curtas será exibida no Grande Auditório da Culturgest, às 19h15. Às 21h30, o Grande Auditório recebe a curta metragem Rafa de João Salaviza, vencedora do Urso de Ouro para melhor curta no festival de Berlim, seguida de Nana de Valérie Massadian, uma longa metragem de estreia impressionante, assinada por uma fotógrafa excepcional, como o provam as composições notáveis de cada cena do filme, onde uma criança muito independente regressa a casa e não encontra nem a mãe nem o avô, com quem vive. Uma sensação de abandono enche o ecrã, enquanto Nana ainda não se apercebeu do vazio cruel que o mundo adulto pode proporcionar.
O espírito jovem invade o Cinema São Jorge com a exibição de Terri de Azazel Jacobs, às 21h45. Terri tem peso a mais, chega todos os dias atrasado à escola e a sua motivação é tão pouca que vai de pijama. Os psicólogos diriam que está deprimido, mas Mr. Fitzgerald (John C. Reilly), conselheiro dos que estão à margem, recebe-o no seu gabinete para conversas verdadeiramente elucidativas sobre o que é ser o belo debaixo do monstro. El Estudiante de Santiago Mitre (Cinema São Jorge, Sala 3, 21h30) conta a história de Roque, acabado de chegar do interior à Universidade de Buenos Aires. A vida universitária parecia-lhe uma óptima oportunidade para conhecer raparigas, mas é pela política que ele se apaixona. Quando as diferenças dividem a associação de estudantes e instalam o caos, Roque afirma-se como líder estudantil, por um melhor ensino.
De Jueves a Domingo de Dominga Sotomayor, é um road-movie que propõe um fim-de-semana em família, um momento íntimo de partilha a quatro que é manchado pela constatação de que esta será a última vez que estarão todos juntos. A não perder na Sala 1 do Cinema Londres, às 21h30.
Da secção IndieMusic, Inni de Vincent Morisset é exibido às 19h15 na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge. Este é um filme concerto dos Sigur Rós, filmado ao longo de duas noites em Alexandra Place em Londres, Inglaterra, na recta final da digressão de 2008 da banda. ATENÇÃO: as imagens gravadas durante o concerto contêm fragmentos de luz intensa e intermitente (luzes estroboscópicas). Às 00h é a vez de visitar a história do movimento punk multi-racial no contexto das recentes convulsões políticas e sociais experimentadas em três países africanos (África do Sul, Moçambique e Zimbábue), com Punk in Africa de Deon Maas e Keith Jones.