Filmes de Gabriel Abrantes exibidos no BFI

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Nos próximos dias 22 e 25 de Outubro, o Festival de Cinema de Londres (BFI) apresenta quatro obras de Gabriel Abrantes.

Liberdade, de Gabriel Abrantes e Benjamin Crotty, foi exibido no IndieLisboa’11 e valeu ao cineasta luso o Prémio RESTART para Melhor Realizador Português de Curta Metragem. Filmado em Angola, aborda a relação de Liberdade, um jovem angolano, com a sua namorada chinesa.

Em seguida, será apresentada a primeira média metragem de Abrantes, Palácios de Pena, co-realizada por Daniel Schmidt. Esta parábola de culpa e opressão onde são abordados alguns aspectos da história colonial Portuguesa recebeu o apoio do Fundo IndieLisboa/FNAC 2011 e foi já apresentada no Festival de Cinema de Veneza este ano.

A sessão termina com as curtas metragens Olimpia I & II, realizadas por Abrantes e Katie Widloski, cujo enredo se desenvolve à volta de um quadro de Manet e que foram exibidas no IndieLisboa’08.

Os filmes serão exibidos numa única sessão, inserida na secção Experimenta que se dedica à divulgação de cinema experimental e propostas avant-garde no âmbito audiovisual. A sessão será realizada nos dias 22 (às 19h00) e 25 (às 13h15). O Festival de Cinema de Londres tem lugar em dez salas londrinas de 12 a 27 de Outubro.