De 13 a 16 de Janeiro, a Culturgest promove uma retrospectiva inédita dedicada ao cineasta Sergei Loznitsa, programada pela Zero em Comportamento. A mostra vai contar com a presença do realizador, que estará em Lisboa para apresentar as sessões.
O ciclo Loznitsa inicia-se com a exibição de My Joy, no dia 13, a primeira ficção e o mais recente filme do realizador. Nos dias seguintes, serão mostrados os restantes 11 filmes da sua carreira (3 longas e 8 curtas metragens), todos documentais, produzidos entre 1996 e 2008, que compõem uma obra coerente, equilibrada e de cariz marcadamente experimental.
Na sexta-feira, dia 14, às 18h30, vão ser exibidos os filmes Today We Are Going to Build a House, Life, Autumn, The Train Stop e às 21h30 passará o filme Settlement.
No sábado, dia 15, às 16h00, podem ser vistos Portrait e Landscape, às 18h30 Factory e Blockade e às 21h30 Artel e Northern Light. No domingo, a mostra termina com a exibição de Revue às 18h30.
Esta retrospectiva pretende proporcionar ao público português a possibilidade de conhecer melhor a obra do realizador, cujos filmes têm sido aplaudidos e premiados em inúmeros festivais em todo o mundo.
O ciclo Loznitsa irá decorrer no Pequeno Auditório da Culturgest e os bilhetes para cada sessão têm o preço único de 3,5 ‚Ǩ.
A programação completa bem como os trailers e sinopses de todos os filmes podem ser consultados no site dedicado ao ciclo.