Destaques Programação – 1 de Maio

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

A Sala 1 do Cinema São Jorge recebe quatro sessões importantes do IndieLisboa’10: do Cinema Emergente, Nothing Personal de Urszula Antoniak será exibido às 16h, seguido de Humpday de Lynn Shelton às 18h. Da secção Observatório, My Son, My Son, What Have Ye Done de Werner Herzog terá a sua ante estreia às 21h45. A noite termina com uma última repetição de When You’re Strange de Tom DiCillo, às 23h45.

Também do Cinema Emergente, Sem Companhia de João Trabulo regressa à Culturgest, ao Pequeno Auditório, às 15h. Lourdes, terceira longa metragem de Jessica Hausner, acompanha a peregrinação de um grupo de crentes à descoberta desse importante santuário cristão e será exibida no Cinema City Classic Alvalade (Sala 1), às 15h15. J’ai tué ma mère de Xavier Dolan passa na mesma sala, às 23h30. Às 23h45, a Sala 3 do mesmo cinema recebe Symbol de Matsumoto Hitoshi.

Da secção Observatório, chegam ao Cinema São Jorge, às 18h45, Memórias do Espaço, a sessão de curtas 4, que inclui Premier anniversaire de Pascal Rambert, Mudanza de Père Portabella, Pedro Calapez ‚ Trabalhos do Olhar de Luis Miguel Correia e Black Rain de Semiconductor. Às 18h15, há para ver City of Life and Death de Lu Chuan, no Cinema City Classic Alvalade, um grandioso épico que entra directamente para a lista dos melhores filmes de guerra dos últimos anos. Ruhr de James Benning marca presença no Cinema Londres, às 21h15.

O IndieMusic volta a apresentar, no Cinema São Jorge, We Don’t Care About Music Anyway de Cédric Dupire e Gaspard Kuentz, às 21h30, e All Tomorrow’s Parties de Jonathan Caouette, com Un tour de cheveu (ceci n’est pas un disque) de Frank Beauvais, às 23h30.

Da secção Herói Independente, os documentários 2 Minutes Silence, Please (às 15h45), The Underground Orchestra (às 21h45) e Good Husband, Dear Son com Private (às 00h) de Heddy Honigmann passam no Cinema Londres. O Amor Natural repete também, às 21h45, no Cinema City Classic Alvalade. Do Fórum de Berlim, Baara de Souleimane Cissé será exibido às 18h no Cinema City Classic Alvalade, seguido de Seven Songs from the Tundra de M. Lehmuskallio e A. Lapsui, às 21h30.

Às 21h30, o Grande Auditório da Culturgest recebe a Cerimónia de Encerramento do IndieLisboa’10, com o anúncio dos vencedores dos vários prémios e a exibição do filme vencedor do Grande Prémio para Melhor Longa Metragem Cidade de Lisboa. Será também mostrado, como vem sendo hábito, o filme balanço com os momentos mais importantes do festival – as inúmeras sessões, actividades paralelas e outros eventos que têm vindo a decorrer desde o início do festival, a 22 de Abril.

Imagem: All Tomorrow’s Parties de Jonathan Caouette