Arena no Festival de Cannes

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

A curta-metragem Arena de João Salaviza, vencedor do Prémio para Melhor Curta Metragem Portuguesa do IndieLisboa, foi seleccionada para integrar a Competição de Curtas Metragens do Festival de Cannes.

Arena retrata a vida de Mauro, um jovem rapaz que vive em prisão domiciliária. Em entrevista ao IndieLisboa, João Salaviza explicou o conceito por trás desta história: “O processo foi um bocado longo mas eu queria explorar a ideia de que o sítio de onde nós vimos condiciona muito o sítio para onde vamos ou deixamos de ir, ou seja a ideia de que há pessoas presas à sua condição social mas também ao sítio geográfico de onde vêm. Achei interessante explorar ao máximo essa ideia, através de um sistema que existe em Porugal que é a prisão domiciliária com pulseira electrónica, que no fundo é uma metáfora para a vida desta personagem (…) Não estava interessado em fazer um filme em que as pessoas pudessem encontrar alguma espécie de consolo, mas no fundo há a ideia de um certo despojamento, de uma personagem e de um espaço isolados do mundo. E foi essa sensação de isolamento que mais me interessou.”.

Apurados para a Competição de Curtas Metragens do Festival de Cannes estão mais oito filmes provenientes da Dinamarca, Espanha, Holanda, França, Croácia, Reino Unido e Letónia.

O Festival vai já na sua 62¬™ edição e decorrerá de 13 a 24 de Maio.