Mais do que um festival é o que o IndieLisboa’09 propõe na sua 6¬™ edição e a programação do fim-de-semana que se avizinha confirma-o: IndiebyNight, a animação nocturna do festival; Lisbon Screenings, mostra exclusiva do mais recente cinema português a programadores e jornalistas internacionais ‚ onde serão apresentados os filmes Como Desenhar um Círculo Perfeito, de Marco Martins, e Canção de Amor e Saúde, de João Nicolau; LisbonTalks, os debates em que o IndieLisboa’09 promove a reflexão sobre temas de relevância à volta do cinema. O fim-de-semana fica ainda marcado pela estreia do filme Águas Mil, de Ivo Ferreira, hoje, 25, às 21h45, na Sala 1 do Cinema São Jorge e pela apresentação da Competição Nacional de Curtas 1, 2 e 3 (consulte a programação).
Destaques do IndieLisboa’09 para o fim-de-semana:
IndieJúnior: De pequenino se faz… cinema! Parte 1
Hoje, 25 de Abril, às 14h30, na Sala 2 do Cinema São Jorge
Este atelier desafia pais e crianças a desenvolver colectivamente um pequeno filme de ficção, através de uma viagem ao mundo do cinema.
Noites IndieLisboa’09 com Mário Mata + Gimba no Cabaret Maxime
Hoje, 25, a partir das 23h
Seminário Activo Da Produção à Exibição
Domingo, 26 de Abril, das 10h00 às 18h30, na Sala de Conferências do Hotel Florida
A exemplo das últimas duas edições, o IndieLisboa realiza um Seminário Activo, sob a orientação de Amândio Coroado, com o título genérico, Da Produção à Exibição, com dois painéis na parte da manhã ‚ De onde vêm os filmes ‚ ideias e projectos, e A Distribuição ‚ Exibição; e uma sessão na parte da tarde ‚ Apresentação de Projectos ‚ (Coaching), com Esther van Driesum da Binger Filmlab. Contamos com profissionais do meio cinematográfico português e internacional de renome na mesa dos convidados.
IndieJúnior: Filme-concerto Sherlock Jr.
Domingo, 26 de Abril, às 16h00, no Museu do Oriente
Vítima do vilão que lhe rouba a reputação e, pior que isso, a namorada, Buster projeccionista volta para a sua sala de cinema e… adormece. Sonha então que entra para dentro do filme e que é Sherlock Jr., o maior detective de todos os tempos, e que, após várias cenas de perseguição (entre as quais um perigosíssimo jogo de snooker armadilhado!), desmascara e captura o mau da fita.
À volta de Werner Herzog
Domingo, 26 de Abril, 17h30, na Sala 2 do Cinema São Jorge
O crítico de cinema e responsável de programação da Cinemateca Portuguesa Luís Miguel Oliveira estará à conversa com Grazia Paganelli (comissária da exposição Werner Herzog e autora do livro Sinais de Vida ‚ Werner Herzog e o Cinema) e o produtor Lucki Stipetic (irmão de Werner Herzog) sobre a obra do Herzog em Portugal.
Noite dos realizadores do IndieLisboa’09 no Cabaret Maxime
Domingo, 26, a partir das 23h