Destaques para os últimos dias do festival

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Sábado, 27 de Abril

Art Will Save the World, 21h30, no Cinema São Jorge, Sala 3, é um documentário sobre Luke Haines, que foge à apresentação do verdadeiro homem debaixo da máscara, preferindo antes dar-nos a ver a beleza dessa máscara, numa narração auto-consciente e cómica de Haines que em tudo concorda com o universo da sua música. Haines começou na música no final dos anos 80, conheceu a fama e depois desapareceu, optando por uma carreira a solo mais recôndita.

Mischa é o anti-herói em crise e está no vértice de um inusitado triângulo de desamor. É despedido da escola onde ensina e lança-se numa espiral de más decisões. A personagem interpretada por Nonny Geffen, que também realiza o filme, não perde muito tempo a pensar no que tem de fazer. Os acontecimentos sucedem-se e Mischa age conforme lhe parece melhor. Not in Tel Aviv do realizador Nony Geffen passa pelas 21:30, no Cinema City Classic Alvalade, Sala 1.

The Secret Disco Revolutions de Jamie Kastner, é um filme IndieMusic sobre o fenómeno cultural da música Disco, a mensagem por trás dos fatos brilhantes e o estilo musical como movimento de libertação dos marginalizados da sociedade americana a ver pelas 21:45, na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

Domingo, 28 de Abril

Como é já habitual, no último dia do festival serão exibidos os filmes premiados da décima edição do festival internacional de cinema IndieLisboa. Pelas 15:30, na Sala Manoel Oliveira no Cinema São Jorge passará o filme elegido pelo público como melhor metragem, às 18h15, no Grande Auditório da Culturgest, o vencedor do grande prémio para melhor longa metragem do festival e, por último, pelas 19:15, as curtas premiadas no Pequeno Auditório da Culturgest.

No Grande Auditório da Culturgest, às 21h30, será exibido Starlet, um filme a reter da mais recente produção norte-americana independente, com um excelente trabalho de imagem e excelentes actrizes, que conta a história de Jane, de 21 anos, que tornar-se amiga de Sadie, uma idosa solitária de 85 anos. Sean Baker, realizador de Prince of Broadway, que o IndieLisboa mostrou em 2009, volta a surpreender.

Frances Ha, de Noah Baumbach, uma divertida comédia a preto e branco, com Greta Gerwig, co-argumentista do filme, no principal papel, o de uma aspirante a dançarina apaixonada pela sua melhor amiga será exibido, pelas 18:00, na Sala Manoel Oliveira do Cinema São Jorge. Com uma fotografia deslumbrante, o filme invoca uma espécie de secretismo, como se estivéssemos a asssistir a algo de muito pessoal destas personagens. Cada plano deixa transpacer, com incrível subtileza, um amor genuíno pela cidade onde a história acontece, Nova Iorque, e por estas personagens, que têm tanto de perdidas como de inspiradas.

Em Shirley ‚ Visions of Reality, de Gustav Deutsch, 13 pinturas de Edward Hopper ganham vida num filme que conta a história de Shirley, uma mulher cujo olhar, pensamento e emoções nos conduzem ao contexto histórico norte-americano dos anos 30 aos anos 60. Um filme a não perder, às 21:30 no Cinema City Classic Alvalade, Sala 1.

Às 21:45, The Rolling Stones ‚ Charlie Is My Darling, na Sala Manoel Oliveira no Cinema São Jorge, os lendários Rolling Stones surgem num documentário dentro e fora de palco, durante a sua digressão pela Irlanda em 1965, fixando a juventude e ambição da banda nesses anos, a sua idade dourada na opinião de muitos, aqui registado pela lente do realizador Mick Gochanour e pelo produtor Robin Klein.