Sessões Especiais: Histórias épicas, entre a ficção e o documentário

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Arrivederci Macau, de Rosa Coutinho Cabral, é um documentário que nos leva numa visita guiada pelo trabalho do arquitecto Manuel Vicente em Macau, a ver dia 28 de Abril às 16h30 na sala 3 do Cinema São Jorge.

Os irmãos Miguel e João Manso põem em cena um poema sob uma jangada. Junta-se um grupo de amigos que partem numa homenagem que une gerações e evoca o espírito explorador dos descobrimentos. Bibliografia será exibido dia 25 às 15h30 na Sala Manoel de Oliveira do Cinema São Jorge.

Ignasi Duarte regressa ao deserto de Montemor-o-Velho e filma misteriosa e apaixonadamente o dia-a-dia rural daquelas personagens. Um lugar que parece estar em harmonia, num certo caos onde a ordem não tem assim tanta importância, em Montemor.

A longa metragem de Gonçalo Tocha, depois do anterior É na Terra não é na Lua, é um retrato da cidade berço da Nação, que parte da busca de novas origens e novos começos para a posteridade, numa colecção de ingredientes históricos que valoriza o presente. A não perder, Torres & Cometas, dia 26 às 19h00 no Grande Auditório da Culturgest.

A secção é também composta por quatro programas criados especificamente para o festival. Um conjunto de curtas metragens filmadas em Lisboa por alunos das prestigiadas escolas de cinema suíças ECAL e HEAD (27 Abril, 19:00, Cinema São Jorge, Sala 3) : Los Anjos de Alice Riva, Colia Vranici, Hakim Mastour, Antigo para Sempre de Frédéric Favre, Azulejo ou l’illusion visuelle de Kolja Saksida, Errances de Gwennaél Bolomey, Os Esquecidos de Jimmy Roura, Hilda e Helena de Juliana Fanjul e Julia Cooker, As Portas do Abismo de Christophe Giordani e Mykyta Kryvosheiev e Pulmão Selvagem de Maya Duverdier.

Uma sessão dedicada à Capital Europeia da Cultura ‚ Guimarães 2012 constituída por três curtas metragens (27 Abril, 14:45, Culturgest, Pequeno Auditório): Berço Imperfeito de Mário Ventura, A Mesa Ferida de Marcos Barbosa e A Palestra de Bruno de Almeida.

Uma carta branca ao festival Regard sur le Court Métrage au Saguenay que integra cinco novos filmes do Quebeque (25 Abril, 22:00, Culturgest, Pequeno Auditório) : Avec Jeff, à moto de Marie-Ève Juste, Bydlo de Patrick Bouchard, Faillir de Sophie Dupuis, In Guns We Trust de Nicolas Lévesque e Where I Am de Myriam Magassouba.

Uma homenagem a Patrick Jolley, com a apresentação de uma retrospectiva quase integral deste fundamental artista visual e cineasta irlandês, desaparecido em 2012: Burn e Sugar (22 Abril, 19:30, Cinemateca Portuguesa, Sala Luís de Pina), The Door Ajar e Fall (23 Abril, 22:00, Cinemateca Portuguesa, Sala Luís de Pina), Corridor, The Drowning Room, Freeze, Here After, Seven Days ’till Sunday, Sitting Room, Snakes, Sog, This Monkey

Nota: Imagem de Arrivederci Macau de Rosa Coutinho Cabral.