SEMINÁRIO
CINEMA EM PORTUGAL ‚îÄ E se os apoios públicos não existissem?
PRODUÇÃO, FORMAÇÃO, DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO
21 de Abril | das 09H30 às 18h00 | Hotel Florida
Inscrições a decorrer até 20 de Abril em talks@indielisboa.com
Discutir o cinema em Portugal em plena crise de forma produtiva e criativa e ver aqui uma oportunidade de mudar algumas regras e mentalidades. Paulo Viveiros (orientador)
Painel 1 | PRODUÇÃO
Pretende-se neste painel analisar situações de produção como o crowdfunding (financiamento individual através da internet), e o product placement (financiamento empresarial) e como preservar uma produção independente que não caia na ditadura do gosto do “grande público” e do “mundo empresarial” num Estado sem serviço público.
Convidados:
João Manso (realizador) e Miguel Manso (poeta); João Viana (realizador); João Vladimiro (realizador); Natxo Checa (direcção, programação artes visuais, ZDB).
Painel 2 | FORMAÇÃO
Como cativar uma geração com uma visão cada vez mais limitada do cinema (porque vê os filmes no computador ou na tv, e está moldada por Hollywood) e como explorar a sua competência técnica para a produção de imagens que se afastaram da sua dimensão mais tradicional?Face a uma geração que vê cada vez mais filmes no computador ou na televisão do que nas salas de cinema e que tem uma visão da história do cinema cada vez mais redutora, que modelos pedagógicos utilizar que vão de encontro a essas características (salvando a honra do cinema) e não pressionam para um objectivo condenado à partida (to pull not to push).
Convidados:
Manuela Viegas (professora, ESTC); António Pascoalinho (formador, ETIC, e professor universitário); Miguel Nogueira (coordenador pedagógico, Restart); Pedro Serrazina (realizador e professor universitário, Lusófona e Católica do Porto).
Painel 3 | DISTRIBUIÇÃO E EXIBIÇÃO
Os objectivos do financiamento privado condicionam o formato e a distribuição dos filmes? Quais as potencialidades da distribuição directa ao consumidor? Como distribuir filmes fora dos lugares habituais (salas comerciais)?”
Convidados:
António Caldeira Pires (coordenador programa Gulbenkian de Língua e Cultura Portuguesas – Fundação Calouste Gulbenkian); Emília Tavares (curadoa de fotografia e novos média, Museu Nacional de Arte Contemporânea – Museu do Chiado); Miguel Valverde (director Festival Indielisboa); Rogério Correia (marketing|head of media & content management – TAP).
CASE STUDY
Marília Hughes e Cláudio Marques (realizadores)
Há 17 anos trabalhando com cinema, no Brasil. Desde a produção de textos críticos para jornais e sites, passando pela direção, produção, montagem e roteiros de nossos próprios curtas e primeiro longa (Depois da Chuva), além da exibição através do festival Panorama Internacional e a revitalização da mais antiga e importante sala de cinema de Salvador. (http://www.coisadecinema.com.br/VIII_panorama/)
Inscrição: Nome e Morada completos, CV, BI e NIF.
Limite máximo de 30 participantes.
Preço: 35‚Ǩ / Descontos: 20% Estudantes e 10% Acreditados
Inclui: refeição ligeira, welcome bag e convite para Cocktail e Encontro de Produtores às 20h do mesmo dia, no Ritz Clube.