Abertura de candidaturas para o Fundo de Apoio ao Cinema 2012

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

A associação cultural Zero em Comportamento, organizadora do Festival IndieLisboa, abre as candidaturas com vista à atribuição anual do Fundo de Apoio ao Cinema 2012 no dia 8 de Outubro.

O Fundo de Apoio ao Cinema, criado o ano passado, reúne as receitas geradas pela venda do DVD 10 Curtas Metragens Portuguesas, resultado de uma parceria do IndieLisboa com a FNAC que atribui o Prémio Novo Talento no Festival, o apoio da Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, das empresas BIKINI e Digital Mix Música.

Poderão concorrer a este apoio, que engloba um valor financeiro e/ou serviços de produção e pós produção, realizadores e/ou produtores portugueses com projectos de filmes e/ou filmes ainda não finalizados. As inscrições deverão ser feitas até dia 8 de Novembro para o e-mail fundo@zeroemcomportamento.org. Informação adicional está disponível no regulamento. A ficha de inscrição pode ser descarregada aqui.

O Fundo de Apoio ao Cinema pretende ser um instrumento adicional de apoio aos financiamentos actualmente existentes em Portugal, com uma periodicidade anual. Este apoio assume um carácter de subsídio, não tendo a Zero em Comportamento, a FNAC, a Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias, a BIKINI e a Digital Mix Música quaisquer direitos como co-produtores dos filmes, apenas como co-financiadores.

Na sua primeira edição, o apoio do Fundo foi atribuído a Gabriel Abrantes para o filme Palácios de Pena, que teve estreia mundial em competição no Festival de Veneza 2011 e conquistou o Grande Prémio da Critica no 25FPS, Festival Internacional Experimental de Cinema e Vídeo, em 2012. Abrantes venceu o Prémio Talento FNAC em 2009 e no ano seguinte conquistou o Grande Prémio da Competição Nacional do IndieLisboa.

Fotografia: Palácios de Pena