O primeiro de Maio abre com dois filmes da Competição Nacional e Cinema Emergente: Por Aqui Tudo Bem de Pocas Pascoal, às 14h30, no Pequeno Auditório da Culturgest, e Em Segunda Mão de Catarina Ruivo, às 14h30, na Sala 1 do Cinema Londres. Segue-se Frow New York With Love de André Valentim Almeida, às 16h45, Sala 1 de Cinema Londres.
O Pulsar do Mundo Curtas 1 às 14h45. Do Foco Cinema Emergente: Cinema Suíço ‚ Um Bando à Parte, será exibido Comme des Voleurs (À L’est) de Lionel Baier às 16h. Quando Lionel sabe acidentalmente que a família tem origens polacas, sucede-se uma cadeia de acontecimentos que mudará, para sempre, a sua vida e a da sua irmã.
A sessão IndieJúnior Famílias +6 acontece às 15h30 e a IndieJúnior Famílias +9 às 16h. Durante a manhã terá lugar o Atelier Anima-te, dos 6 aos 12 anos, no Pavilhão do Conhecimento (11h15 e 15h30). Às 16h30 os mais novos podem usufruir ainda do Atelier Aventuras Desenhadas, para maiores de 6 anos, na Sala 2 do Cinema São Jorge.
A Competição Nacional Curtas 5 é exibida às 18h no Grande Auditório da Culturgest e antecede a curta-metragem Raul Brandão Era Um Grande Escritor… de João Canijo. Como mostra de forma exemplar Everybody In Our Family (Sala Manoel de Oliveira, Cinema São Jorge, 18h), segunda longa metragem de Radu Jude, cineasta há muito ligado ao IndieLisboa, a família não precisa de histórias, necessita apenas de ser observada. O que poderia ser um início de férias feliz transforma-se num terrível pesadelo para este pai que só quer estar com a sua filha, de quem vive separado, por força do divórcio.
L’age Atomique de Héléna Klotz, passa às 19h, na Sala 1 da Cinema Londres, e é a exploração erótica de uma atracção amigável. Em Work Hard, Play Hard de Carmen Losmann, a arquitectura de um local de trabalho é pensada ao pormenor. Michael de Markus Schleinzer vai estar no Grande Auditório da Culturgest, às 21h30. Numa casa, na Áustria, um homem vive aparentemente sozinho. É esta a ideia que ele pretende passar para os vizinhos, colegas de trabalho e família. Contudo, em segredo, mantém refém na sua cave uma criança de 10 anos, com quem desenvolve uma relação sexual que ele deseja tornar-se afectiva.
Em Meet the Fokkens de Gabriélle Provaas e Rob Schroder (Sala 2 do Cinema Londres, às 21h15) fala-se sobre a profissão mais antiga do mundo: a prostituição. Ser prostituta vem com uma espécie de franqueza desarmante em relação a outras profissões: nunca se confunde amor com trabalho, por muito sexo que esteja envolvido. O Red Light District é a Meca da prostituição e Luise e Martine Fokkens, duas irmãs gémeas adoráveis, falam dos seus mais de 50 anos de experiência.
A Casa de Júlio Alves, tem exibição às 21h45, na Sala Manoel de Oliveira, no Cinema São Jorge. António, Zé Maria e João vivem na casa, à medida que a vão construindo. Durante dois anos eles reiniciaram processos vezes e vezes sem conta, de acordo com as suas funções na Casa. As transformações de cada divisão obrigam a constantes mudanças na sua organização. A Competição Internacional Curtas 2 repete no Pequeno Auditório da Culturgest, às 22h.