8 de Maio
Hotel Florida, das 9h30 às 17h00
Inscrições alargadas até dia 7 de Maio
Moderador: Paulo Viveiros (Professor Universitário)
Seminário orientado para estudantes e profissionais do meio cinematográfico e audiovisual, e para todos os que pretendam assimilar conhecimentos e partilhar experiências com os múltiplos convidados presentes.
Este ano a proposta centra-se num único dia de formação com 4 painéis temáticos. Estes vão desde a etapa inaugural do projecto apresentado aos produtores, à prossecução dos meios para a sua realização, até à etapa de distribuição, promoção e exibição. Fechamos o seminário com um Case Study ‚ uma experiência relevante portuguesa no panorama internacional.
Painel 1: Do Argumento à Produção
Convidados: José Manuel Fernandes (realizador), Mário Gajo de Carvalho (realizador / produtor), João Trabulo (realizador / produtor), Gonçalo Galvão Telles (argumentista / realizador / produtor / professor Universidade Lusófona).
Encontrar bons interlocutores que projectem o argumento com vista à sua realização é uma capacidade que qualquer realizador/autor/argumentista deve desenvolver. A exploração da identidade de cada filme é por parte dos produtores um trabalho cada vez mais importante, de forma a elaborar esquemas que redimensionem o projecto para a sua mais adequada execução. Vamos procurar perceber as múltiplas formas ‚Äòde fazer’ face ao produto/filme para a sua melhor concretização. Vamos saber ainda o quadro da situação dos jovens licenciados de cinema no mercado de trabalho.
Painel 2: A Co-produção Internacional
Convidados: Pandora Gagnon da Cunha Telles (produtora), Thierry Lounas (produtor / distribuidor), Miguel Gonçalves Mendes (produtor / realizador), Hugo Vieira da Silva (realizador).
A co-produção como forma de alargar e equilibrar perspectivas financeiras tem uma função determinante actualmente na prossecução de qualquer projecto cinematográfico. Vamos procurar perceber abordagens distintas na procura de parceiros para co-produções internacionais, de forma a criar um campo potencial à produção portuguesa. Abrir o nosso mercado é criar condições para agilizar novos projectos e para reduzir os meios de produção para todas as partes. Há exemplos recentes de sucesso de co-produções portuguesas que será interessante conhecer.
Painel 3: Promoção (Festivais) e Vendas
Convidados: Miguel Valverde (IndieLisboa), Raul Camargo (Festival de Valdivia, Chile), David Oberto (Torino Film Festival, Italy), Thure Munkholm (CPH-PIX, Denmark).
Os Festivais têm demonstrado ser uma alternativa de qualidade e diferença a uma exibição formatada em esquemas mais comerciais e conservadores. São os festivais também as grandes plataformas de descoberta e projecção de muitos autores/realizadores, conseguindo criar um mercado para novas cinematografias. Por outro lado, o sucesso dos filmes em festivais internacionais relevantes, tem ajudado as suas vendas, e com isso, a projectar um maior potencial de qualidade artística e valoração económica.
Case Study: Sardinha em Lata, um estúdio original
Convidados: José Miguel Ribeiro (produtor/realizador/professor Universidade Lusófona), Nuno Beato (produtor/realizador), Eva Yébenes (produtora).
Uma produtora com uma atitude criativa, uma visão original e uma boa vontade de fazer cinema em Portugal. A Sardinha em Lata aposta na animação e nas curtas metragens, uma aposta ambiciosa que se tem revelado produtiva e ganhadora, porque acreditam nos bons criadores portugueses ‚ argumentistas e animadores ‚ e que podem cativar o mercado internacional com bons produtos, e em que a qualidade é outro lema.
Pretendemos que esta aprendizagem, através do testemunho de profissionais experientes, crie perspectivas úteis de aplicação prática e seja um bom motor de arranque para projectos futuros. Ao mesmo tempo este seminário vai ter um alcance formativo dinâmico e vai ajudar a estimular ideias, a renovar conceitos, a aumentar o potencial de execução e a obrigar-nos à reformulação de estratégias adequadas e criativas à realização de obras cinematográficas.
INSCRIÇÃO
Para efectuar a inscrição, enviar e-mail para talks@indielisboa.com com nome e morada completa, C.V., N.I.F., e B.I..
Preço: – 40‚Ǩ (IVA incluído)
Descontos:
Estudantes – 20%
Acreditados ‚ 10%
Mais informações:
Coordenadora LisbonTalks – Carlota Gonçalves
e-mail: talks@indielisboa.com – telefone +351 91 67 50 465