Cinema português com forte presença na Viennale

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Este ano a Viennale conta com uma significativa presença de autores portugueses na sua programação: João Nicolau, Pedro Caldas, Sandro Aguilar e Gabriel Abrantes são alguns dos nomes que vão marcar presença no prestigiado festival internacional de cinema de Viena, que decorre nos próximos dias 21de Outubro a 3 de Novembro.

Pedro Caldas vai apresentar Guerra Civil, a sua primeira longa metragem galardoada no IndieLisboa’10 com o Prémio Tóbis para Melhor Longa Metragem Portuguesa. João Nicolau, depois de ter estado no festival de Veneza, volta a exibir o seu mais recente filme, A Espada e a Rosa. Manoel de Oliveira, também presente no festival italiano, apresenta O Estranho Caso de Angélica e Raul Ruiz leva a Viena Os Mistérios de Lisboa.

No campo das curtas metragens, José Filipe Costa está presente com Povo Unido e Ana Eliseu e Joana Frazão apresentam História do Cinema. Voodoo, de Sandro Aguilar e A History of Mutual Respect, de Gabriel Abrantes e Daniel Schmidt também integram o programa da Viennale. Estas duas curtas metragens fizeram parte do palmarés do IndieLisboa’10: A History of Mutual Respect foi a vencedora do Prémio Media Recording para Melhor Curta Metragem e Voodoo reecebeu o Prémio Restart para Melhor Realizador Português de Curta Metragem.

O festival internacional de cinema de Viena acontece desde 1960. O seu actual director e programador, Hans Hurch, esteve a acompanhar a edição deste ano do IndieLisboa e das Lisbon Screenings, iniciativa paralela ao festival na qual são apresentados filmes portugueses recém-completados a compradores, programadores e críticos internacionais convidados.

O IndieLisboa marcará também presença na Viennale através de um dos seus directores e programadores, Rui Pereira.