IndieLisboa’10 premeia Go Get Some Rosemary

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Depois de The Pleasure of Being Robbed de Josh Safdie e Acquaintances of a Lonely John de Ben Safdie terem marcado presença na edição de 2009 do IndieLisboa, este ano os dois irmãos arrecadam o Grande Prémio de Longa Metragem Cidade de Lisboa com a realização conjunta de Go Get Some Rosemary. Um retrato autêntico de um pai negligente, que luta para se agarrar aos seus dois filhos pequenos, este filme é um olhar retrospectivo, terno e sem rancor que capta uma vida familiar febril.

Pelas Sombras de Catarina Mourão arrecadou o Prémio Signis ‚ Árvore da Vida e o Prémio do Público Johnnie Walker para Melhor Longa Metragem. La Pivellina de Rainer Frimmel ganhou o Prémio de Distribuição Caixa Geral de Depósitos. O Prémio Tobis de Melhor Longa Metragem Portuguesa foi atribuído ao filme Guerra Civil de Pedro Caldas. Les Arrivants de Claudine Bories e Patrice Chagnard venceu dois prémios: Prémio RTP Pulsar do Mundo e Prémio Amnistia Internacional.

Nas curtas metragens, destacam-se Cocoon de Till Kleinert e La Neige Cache L’Ombre des Figuiers de Samer Najari, vencedores ex-aequo do Grande Prémio Inatel de Curta Metragem. Cities On Speed #4 – Bogotá Change de Andreas Möl Dalsgaard é o grande vencedor do Prémio do Público Johnnie Walker para Melhor Curta Metragem. A History Of Mutual Respect de Daniel Schmidt e Gabriel Abrantes é o filme vencedor do Prémio Media Recording para Melhor Curta Metragem Portuguesa e Voodoo de Sandro Aguilar arrecadou o Prémio Restart para Melhor Realizador Português de Curta Metragem.

No IndieJúnior, Summer Wars/Guerras de Verão de Mamoru Hosoda é o vencedor do Prémio do Público IndieJúnior Pais & Filhos. O Prémio Instituto Português da Juventude para Melhor Filme IndieJúnior foi atribuído a The Six Dollar Fifty Man/Homem de Seis Dólares e Meio de Louis Sutherland e Mark Albiston e Plank/Tábua e Jacco’s Film/O Filme de Jacco arrecadaram uma menção honrosa.

Entre menções honrosas e prémios, são 28 o total de distinções atribuídas pelo IndieLisboa’10.

Veja AQUI a lista integral de prémios.