Destaques Programação – 28 de Abril

Sorry, this entry is only available in European Portuguese.

Entre os filmes em Competição Internacional este ano, vão ser exibidos hoje: La Pivellina de Tizza Corvi e Rainer Frimmel, Le Jour où Dieu est partie en voyage de Phillipe Van Leeuw, The Blacks de Zvonimir Juric e Goran Devic, The Robber de Benjamin Heisenberg e Guerra Civil , estreia de Pedro Caldas na longa metragem, depois de uma profícua e premiada carreira nas curtas metragens. A sessão contará com a apresentação de Rui Pereira, director do festival, e com a presença do realizador, para uma conversa Q&A depois da sessão.

O filme passa-se no Verão de 1982, numa praia no sul de Portugal, onde Rui e os pais vivem fechados nos seus mundos, cegos à falha que os caracteriza como família e que os condena ao mal-estar da sobrevivência. Também em português, Fantasia Lusitana de João Canijo repete no Cinema São Jorge, às 16h15. À sessão seguir-se-á uma conversa com os historiadores Irene Pimentel e Fernando Rosas.

No seguimento da estreia de A Religiosa Portuguesa, a partir das 22h, a noite será de festa e convívio no Museu do Fado, onde estarão presentes o realizador Eugène Green, a actriz principal do filme Leonor Baldaque, o actor Diogo Dória, a fadista Aldina Duarte e de toda a equipa de produção. Bruno Costa vai trazer o fado ao museu, num concerto onde a sua guitarra portuguesa será acompanhada por uma viola.