A programação do IndieMusic, secção do IndieLisboa que faz a ligação entre cinema e música, percorre este ano quase todas as décadas desde os anos 30 até aos dias de hoje, com uma paragem especial nos anos 60 e 70.
Foi em 1969 que decorreu o infame concerto de Altamont, no final da digressão americana dos The Rolling Stones, marcado pela morte de uma fã às mãos dos Hell’s Angels que faziam a segurança do concerto. Gimme Shelter é o filme desses acontecimentos, por muitos considerado o melhor filme de rock de todos os tempos, exibido na comemoração do seu 50º aniversário.
Durante estas décadas Charles Aznavour, o homem dos standards, gravava alguns dos seus maiores êxitos e registava na primeira pessoa diários filmados das suas viagens, concertos e amigos que podemos ver em Aznavour by Charles. A década de 70 ficou ainda marcada pelo surgimento do movimento anti racista Rock Against Racism, movimento central do punk rock britânico, que englobava bandas como os The Clash ou os Sham 69, e que encontra ecos nos tempos que correm, como podemos confirmar em White Riot e registada nas fotografias de Jim Marshall, histórico fotógrafo que capturou momentos memoráveis que todos já vimos pelo menos uma vez, de Johnny Cash na prisão ao último concerto dos Beatles – Show Me the Picture: The Story of Jim Marshall.
O IndieMusic de 2020 passa ainda pela vida do baterista Klaus Dinger, fundador dos NEU! e músico dos Kraftwerk (The Hearth is a Drum), a história de vida da lenda Billie Holiday, uma das maiores vozes de todos os tempos, aqui com imagens de arquivo e entrevistas nunca antes vistas (Billie), pela descoberta de Glenn-Copeland, uma artista singular que aos 74 anos faz a sua primeira digressão, depois do seu obscuro álbum de folk electrónica Keyboard Fantasies ser reeditado por um coleccionador japonês de raridades (Keyboard Fantasies: The Beverly Glenn-Copeland Story) e pela história da música electrónica brasileira até aos dias de hoje, mas com a figura central de Jocy de Oliveira, pioneira da música electrónica brasileira (Eletronica:Mentes).
De Portugal chegam os documentários Caos e Afinidade, retrato da música improvisada portuguesa, com especial foco em Lisboa e epicentro no extinto bar Irreal, com nomes como Gabriel Ferrandini, Adriana Sá ou Lantana, e SOA em que se fala de ambientes sonoros, de silêncio e de ruído, de todos os espectros sonoros, do infra ao ultra-som, de frequências e de ritmo, antecedido pela curta metragem Making a Diagonal With Music, sobre a compositora de música electroacústica Beatriz Ferreyra.
O júri da secção competitiva IndieMusic vai atribuir um prémio de 1000€ ao melhor filme da secção e é composto pelos músicos Jorge Ferraz (Santa Maria, Gasolina em Teu Ventre! e Ezra Pound) e Cláudia Guerreiro (Linda Martini), além do radialista e programador Ricardo Mariano.
Esta é a lista dos filmes confirmados até ao momento:
Competition
Aznavour by Charles, Marc de Domenico
Billie, James Erskine
Caos e Afinidade, Pedro Gonçalves
Eletronica:Mentes, Dácio Pinheiro, Denis Giacobellis, Paulo Beto
The Heart is a Drum, Jacob Frössén
Keyboard Fantasies: The Beverly Glenn-Copeland Story, Posy Dixon
Making a Diagonal with Music, Aura Satz
Show Me the Picture: The Story of Jim Marshall, Alfred George Bailey
SOA, Raquel Castro
White Riot, Rubika Shah
Special Session — 50th Anniversary
Gimme Shelter, Albert Maysles, David Maysles, Charlotte Zwerin