Silvestre: a consagração das promessas ou os prometidos consagrados

Na secção Silvestre-se reunem-se obras de jovens cineastas e autores consagrados.

À peine j’ouvre les yeux da realizadora tunisina Leyla Bouzid (que também está em destaque no programa La Fémis com a sua curta metragem de escola Sobresauts) detém-se mais uma vez nas questões sociais do seu país, contando uma história no Verão de 2010, nas vésperas da Primavera Árabe. O filme é exibido nos dias 22 de Abril (sexta-feira), às 14h30 e 25 de Abril (segunda-feira), às 19h30, ambos na Curtuguest. A realizadora Claire Simon, homenageada em 2014 na secção Herói Independente, regressa ao festival com Le bois dont les rêves sont faits, um documentário sobre a fauna e a flora do parque Bois de Vincennes. É exibido dia 1 de Maio (domingo), às 15h00, Cinema São Jorge.

Rick Alverson é um dos nomes mais sonantes do novo cinema independente norte-americano, e os seus filmes trabalham muitas vezes sobre o género da comédia depressiva. Entertainment não é excepção. O filme é protagonizado por Gregg Turkington, John C. Reilley e Michael Cera e é exibido no Cinema Ideal nos dias 27 de Abril (quarta-feira), às 23h00, e 1 de Maio (domingo), às 18h00. Eugène Green é um dos habitués do IndieLisboa, tendo quase todos os seus filmes sido exibidos no festival – Le fils de Joseph é uma comédia baseada numa releitura dos textos bíblicos. Exibido no Cinema São Jorge nos dias  27 de Abril (quarta-feira), às 19h00, e 29 de Abril (sexta-feira), às 16h30.

Innocence of Memories – Orhan Pamuk’s Museum and Istambul é o documentário do cineasta Grant Gee sobre o escritor laureado com o prémio Nobel em 2006, depois de ter assinado um outro documentário sobre o escritor W.G. Sebald. Passa no dia 21 de Abril (quinta-feira), às 19h00, na Culturgest e dia 23 de Abril (sábado), às 17h00, no Cinema São Jorge. Un etaj mai jos / One Floor Below marca o regresso ao festival daquele que é um dos nomes mais importantes do  cinema romeno, Radu Muntean, depois de este ter sido um dos homenageados da secção Herói Independente em 2008, dedicada à nova vaga do cinema romeno. O filme é exibido no Cinema Ideal nos dias 27 de Abril (quarta-feira), às 21h00, e 1 de Maio (domingo), às 22h15.

Coming of Age de Jan Soldat (o realizador em foco nesta secção em 2015) regressa ao festival com uma história de amor entre fraldas, algemas e anilingus. Também André Novais Oliveira regressa com Quintal depois de o ano passado ter competido nas longas metragens com Ela volta na quinta. Ambos passam na sessão Silvestre Curtas 1 no Cinema São Jorge nos dias 21 de Abril (quinta-feira), às 18h45,e dia 26 de Abril (terça-feira), às 18h45.

World of Tomorrow do veterano realizador de animação Don Hertzfeldt conta a história de uma menina entre viagens no tempo e clones de quinta geração (filme nomeado para o Óscar de melhor curta metragem de animção). A dupla de realizadores Emily Vey Duke e Cooper Battersby realiza Dear Lorde, sobre uma menina que, para ser uma pessoa de valor, fala com pessoas como Jane Godall, Desmond Tutu, Louie C.K. e a cantora do título, Lorde. Ambos os filmes passam na sessão Silvestre Curtas 2 no Cinema São Jorge nos dias 22 de Abril (sexta-feira), às 16h15, e dia 27 de Abril (quarta-feira), às 11h00.

Calum Walter regressa ao festival (depois de Heights, 2014) com Terrestrial onde se articulam o aéreo e o subterrâneo. A realizadora Christelle Lheureux realiza o muito delicado La terre penche numa estância balnear entre memórias e fantasias. Ambos passam na sessão Silvestre Curtas 3 no Cinema São Jorge nos dias 22 de Abril (sexta-feira), às 18h45,e dia 28 de Abril (quinta-feira), às 18h45.

Na secção Silvestre curtas 4 [Cinema São Jorge nos dias 24 de Abril (domingo), às 19h30,e dia 29 de Abril (sexta-feira), às 23h45] encontram-se alguns dos mais sonantes nomes do cinema contemporâneo: Jean-Marie Straub com L’aquarium et la nation a partir de Malraux e Mike Hoolboom com Scrapbook onde o realizador continua o seu trabalho com o cinema de arquivo.