Do crescente reconhecimento internacional do cinema português surge uma curiosidade cada vez maior pelos filmes produzidos no nosso país. O sucesso de um plano de internacionalização deve-se à capacidade dos agentes de promoção do cinema português fazerem chegar os filmes às entidades (distribuidores, festivais e redes de exibição locais) que os podem, assim, mostrar ao público internacional. É isso que a IndieLisboa – Associação Cultural pretende fazer, de forma estruturada, com a criação da Portugal Film, uma agência para o cinema português.
Desde a sua criação, o IndieLisboa tem contribuído para que os filmes portugueses em estreia mundial no festival tenham uma vida para além da sua primeira apresentação. Para isso tem mostrado curtas e longas metragens em todas as linguagens e formatos (ficções, documentários, animações e filmes experimentais) a programadores, distribuidores, #sales agents e jornalistas dos mais conceituados meios de comunicação social internacionais. Este é um modelo que nasceu quase espontaneamente e que teve de se operacionalizar para responder à constante procura por parte dos realizadores e produtores portugueses, que encontraram na âncora IndieLisboa a base para obter um maior número de selecções e vendas internacionais.
Este projecto, que dá agora os seus primeiros passos, comunica e divulga a produção de cinema nacional, numa estratégia e linguagem coerentes, tendo em conta a especificidade dos diferentes interlocutores e a especificidade de cada filme, de modo a que cada obra chegue ao público internacional.
Estamos em www.portugalfilm.org. Venha conhecer-nos!