São 23 curtas metragens que estreiam na secção, entre filmes de novas vozes autorais e grandes mestres. Nesta última categoria destaque para: a última curta de Jean Marie Straub (L’aquarium et la nation), na qual o realizador trabalha os pontos de contacto entre a imagem do aquário, um texto de Malraux e um excerto de Jean Renoir; o novo filme de Kevin Jerome Everson (Ears, Nose and Throat); o último trabalho de Mike Hoolboom (Scrapbook), revisitando um hospital psiquiátrico e a animação mais recente de Don Hertzfeldt (World of Tomorrow), nomeada aos óscares de 2016 para melhor curta de animação. Importantes também os regressos de Jan Soldat (Coming of Age), depois de no ano passado ter sido alvo do foco desta secção, de André Novais Oliveira (Quintal), com um filme surpreendente sobre a pornografia, um buraco negro e os mundos paralelos e de Antoinette Zwirchmayr (Josef – Täterprofil Meines Vaters), com o segundo tomo da sua investigação familiar. A não perder ainda: o universo pop – de Lorde a Louie C.K. – em Dear Lorde, de Emily Vey Duke e Cooper Battersby; a homenagem de um filho à sua mãe, em Elle pis son char, de Loïc Darses; e um dos mais enigmáticos filmes de animação, onde tudo é posto em causa, Unhappy Happy de Peter Millard.