“Wendy & Lucy” chega às salas de cinema portuguesas

Wendy & Lucy da realizadora americana Kelly Reichardt chega às salas de cinema portuguesas, depois de ter marcado presença na secção Cinema Emergente do IndieLisboa’09.

O filme conta a história de Wendy Carol. Wendy segue de carro para Ketchikan, Alasca, na esperança de um Verão de trabalho lucrativo numa fábrica de conservas de peixe, e de um novo começo de vida com a sua cadela, Lucy. Quando o carro avaria em Oregon, a débil estrutura da sua situação financeira desfaz-se e ela enfrenta uma série de terríveis decisões económicas.

A realizadora, contou ao IndieLisboa a motivação por trás deste filme: Escrevemos o esboço deste filme na ressaca do Katrina (o filme foi rodado um ano antes da crise financeira). O declínio de tudo, durante toda a administração Bush, o fosso entre ricos e pobres foi alargando, a desregulação foi sendo selvagem, e toda a gente sabe que todos vivem acima das suas possibilidades.

Com um filme minimalista, mais do que um simples exercício sobre a importância do dinheiro, Kelly Reichardt explora o desgaste que tal conjuntura pode contra a motivação e a confiança de quem a vive. Uma miniatura desencantada da América provinciana e dos deserdados do sonho americano, onde encontramos Will Oldham num pequeno papel.

Will Oldham já tinha filmado com a realizadora no seu filme anterior Old Joy, que fez parte da programação do IndieLisboa’07. Old Joy foi o primeiro filme americano a conquistar o prémio Tiger em Roterdão e será agora lançado em dvd. Haverá, ainda, uma outra oportunidade de rever o filme, no dia 8 de Junho no terraço da Galeria Zé dos Bois, pelas 22h00.

Wendy & Lucy já está em exibição no Cinema King, em Lisboa, e é distribuído pela Alambique.