A Caixa Geral de Depósitos (CGD) acaba de se associar ao festival de cinema independente IndieLisboa como parceiro oficial. Além do apoio financeiro à organização, a instituição bancária vai apoiar um dos prémios a atribuir no evento. A Caixa, que aposta fortemente na descentralização da Cultura, será ainda parceiro oficial das extensões nacionais que decorrem após os 11 dias do festival.
Na sua sétima edição, o IndieLisboa reforça significativamente o valor do Prémio de Distribuição que atribui a um dos filmes em competição, graças ao apoio da Caixa, que está empenhada em promover o cinema. Com o objectivo de ajudar à distribuição do filme vencedor em sala, o Prémio de Distribuição Caixa Geral de Depósitos, atribuído pelo Júri Internacional de Longas-Metragens, vai ter o valor de 10 mil euros.
Também as extensões nacionais que levam o IndieLisboa ao resto do País vão contar com o apoio oficial da Caixa Geral de Depósitos. Todos os anos, após o encerramento do festival nas salas da capital, o IndieLisboa estende-se a todo o continente e ilhas para mostrar uma selecção dos filmes que fizeram parte da sua programação. Para 2010, estão já confirmadas extensões do IndieLisboa nos Açores (Angra do Heroísmo e Ponta Delgada), Alcobaça, Amarante, Odivelas, Porto e Vila Nova de Famalicão.
“Estamos muito orgulhosos com esta associação da Caixa Geral de Depósitos ao IndieLisboa. É uma instituição de referência no nosso País, que dará um contributo fundamental para a realização do festival deste ano, e para a afirmação do IndieLisboa como evento incontornável no panorama cultural português”, diz Rui Pereira, da direcção do festival.