A Zona chega ao circuito comercial

Sandro Aguilar, realizador de curtas metragens, estreou a sua primeira longa metragem no IndieLisboa’08. A Zona marcou presença na Competição Internacional da 5ª edição do Festival e chega agora às salas de cinema portuguesas do Cinema Londres (Lisboa) e do Arrábida Shopping (Porto).

Esta longa metragem conta-nos a história de alguém capaz de pressentir a queda e sentir na pele os sulcos profundos cavados no chão, exactamente como percebe, mesmo de olhos fechados, quando uma enfermeira olha para si. Alguém que sabe que seguindo esse trilho no chão e uma vez lá em baixo, apenas encontraria ferro e carne fundidos num só. Alguém que sabe que não podendo estender o braço ao abismo e dele resgatar a sua mãe, resta-lhe mergulhar nesse subterrâneo ao qual tem acesso priveligiado porque ainda não conhece mais nada. Solitária mas involuntariamente comunicante – a zona acolhe, a zona liberta.

Para Sandro Aguilar, a A Zona retrata a perda de alguém: “Quando perdemos alguém: os lugares deixados vazios, objectos, memórias, possibilidades interrompidas; tudo se transforma na manifestação de uma mesma consciência que nos une às paredes, à sombra, aos fantasmas. Trata-se de uma omissão regeneradora porque regressamos e reinventamos antes de abandonar. Por colocar tudo ao mesmo nível, este território é também imensamente libertador.”.