Historia del miedo

Num dia de Verão, cresce o medo entre os habitantes de um condomínio restrito nos arredores da cidade de Buenos Aires. A pacatez do local, onde as casas se espalham por um imenso espaço verde, e o conforto de que desfrutam os seus habitantes são em tudo o oposto do que se consegue nas grandes cidades. Ali, as pessoas vivem encerradas numa espécie de realidade paralela que as distancia do mundo que só conhecem contado pelos empregados do local ou que vêem através da televisão e das janelas fechadas dos seus automóveis. Neste condomínio não acontece nada que ponha em causa a tranquilidade dos seus moradores, mas o conhecimento da violência que fica para lá da sua vedação mantém as pessoas num constante sobressalto. A extrema segurança do espaço é por vezes fonte de incómodo mas é imprescindível e exigem dela o máximo rigor. Porém, quanto mais segurança maior a inquietação – assim é a geografia do medo.

Até o Céu Leva Mais ou Menos 15 Minutos

Até O Céu Leva Mais ou Menos 15 Minutos junta numa curta viagem de carro duas mães e três crianças barulhentas; a sorte é que até ao céu a viagem não é longa.

Belleville Baby

Um telefonema de um velho amor há muito desaparecido é o ponto de partida para Mia Engberg recuperar as memórias de um passado rebelde e fogoso vivido em Paris, num sótão em Belleville, nos braços de Vincent. É ele quem lhe pede que o ajude a lembrar-se do homem que foi quando ela o amava. Ele quer descobrir o que sobrou dele depois de tantos anos. Ela, ainda magoada pelo misterioso desaparecimento, hesita: lembrar-se do quê e para quê? Haverá ainda o que os una, o que a ligue àquele marginal irascível e a um passado delinquente? Mas lembrar-se dele é também lembrar-se dela, da sua juventude, dos seus desejos, das férias num pequeno quarto em Marselha, do gato Baby e de uma cidade em ano de contestação e tumultos, memórias recuperadas em conversas telefónicas entre os dois e imagens que reflectem toda a beleza e o mistério desse tempo. Como no mito de Orfeu e Eurídice também aqui o amor os pode salvar, mas no mito como na realidade nem todos regressam do mundo a que pertencem. Às vezes, no documentário como no mito, a realidade da memória também é ficção.

Escort

Escort segue de perto a formação dos membros dos serviços de fronteiras holandeses que se preparam para ser acompanhantes de requerentes de asilo a quem foi recusada a permanência no país. Entre a necessidade de humanizar o procedimento e a desumanidade das deportações, este documentário questiona as políticas de construção de uma Europa segura.

Förer

Forer é uma ficção que tem por base um acontecimento inusitado, ocorrido numa pequena cidade sueca; mas a memória não tem uma sequência linear e cada momento tem o seu próprio peso na sua reconstrução.

Heights

Em Heights dialogam tempos e espaços captados com um iPhone, a partir de uma única janela, ao longo de um ano.

Implausible Things

A partir de material em 16mm, Implausible Things constrói sete quadros que com diferentes propostas convidam o espectador a abandonar as noções de razão e causalidade.

IRL

A cantora Sky Ferreira é a protagonista de IRL, em que uma jovem alienada tenta reconstruir os passos da noite anterior que poderão desvendar as misteriosas imagens de um suicídio.

Le petit prince au pays qui défile

Le petit prince au pays qui défile desenha um retrato íntimo do patinador artístico Stéphane Lambiel, duas vezes campeão do mundo e medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Turim; a proximidade com a realizadora faz com que vejamos de perto o rapaz e ao longe a celebridade.

Les Apaches

O Verão na Córsega é o tempo das festas e dos turistas e, naturalmente, aquele em que os adolescentes se confrontam com as diferenças que os opõem aos que vêm de fora, sejam turistas ou imigrantes. Numa dessas noites de Verão, o jovem Aziz convida alguns amigos para uma festa na piscina da casa onde os pais trabalham e cujos donos, residentes em França, estão ainda por chegar. Depois de alguns mergulhos a festa passa para dentro de casa, onde há música e álcool. À saída, alguns aproveitam para roubar algumas coisas, mas esta decisão acaba por dividir o grupo. Quando o roubo é descoberto ficam todos em sobressalto. Baseada em factos ocorridos nesta mesma ilha, esta história traça um retrato implacável desta geração e da forma como resolvem os seus problemas.

Los Ángeles

Mateo vive com a mãe e o irmão num meio rural no Sul do México. O pai foi para Los Angeles para sustentar a família e há muito que não dá notícias. Para assegurar o sustento da família e pagar a sua própria passagem para a América, agora que completou 16 anos, Mateo junta-se a um gang local, mas para ser aceite terá de praticar alguns crimes que o afastam dos valores da família e do homem que quer ser e mostram os perigos inerentes àquela escolha. Dividido entre estas duas realidades, o jovem começa a olhar para a sua comunidade com outros olhos e a apreciar os seus modos de vida tradicionais. Com formação antropológica, o realizador Damian John Harper consegue neste primeiro filme recriar com uma autenticidade impressionante a realidade destas comunidades, divididas entre a violência local e a necessidade de enviar os seus jovens ilegalmente para os Estados Unidos.

Mambo Cool

Num universo de traficantes, de prostitutas, de drogas e de música cria-se um mundo decadente e meigo que acontece só ali, naqueles espaços fechados, nos momentos e nas memórias dos amigos, do absurdo e da vida. Os corpos, que como as casas não se movem, marcam em silêncios e gestos melancólicos o andamento da composição. Já os diálogos, cheios de graça, contam-nos histórias e sentimentos e revelam o espírito, esse que é como as ruas, sempre em movimento. De resto, a cidade da Colômbia onde é suposto o filme decorrer não existe, porque aqueles lugares sombrios e perdidos só por acaso ali estão. Mambo Cool é de um outro mundo: está numa paisagem entre o realismo e o simbolismo. O que existe de facto é a música que, tal como o pó, percorre o filme, une todas aquelas personagens e liberta-lhes o espírito.

Molii

Em Molii, Steve faz o turno da noite do pai que é guarda de uma piscina municipal nos arredores de Paris. No início tudo corre como previsto, mas eis que se começam a ouvir barulhos.

Prehistoric Cabaret

Em Prehistoric Cabaret uma mulher sobe ao palco para executar uma colonoscopia burlesca recorrendo a uma câmara orgânica, que nos faz viajar ao seu interior em busca do ser original.

Montenegro

Montenegro é uma animação que explora com humor o drama da calvície, a paixão pelos lobos e a admiração por Zidane, entre outros assuntos igualmente íntimos.

Reign of Silence

Reign of Silence é uma ficção que experimenta, numa única cena, a acção do homem sobre a natureza imóvel e o regresso da paisagem à normalidade.

Stand Clear of the Closing Doors

Stand Clear of the Closing Doors é um drama familiar que conta a história de Mariana, uma emigrante ilegal mexicana em Nova Iorque, e do seu filho autista, Ricky, de 13 anos. Mariana trabalha como empregada de limpeza e vive no bairro costeiro de Rockaway Beach com os filhos, Ricky e Carla, uma adolescente revoltada. Ricardo, o pai quase-ausente de Ricky, trabalha fora da cidade e passa dias sem regressar. Um dia, Carla não vai buscar o irmão à escola. Ricky não volta para casa. Maravilhado por um misterioso dragão vermelho, embarca numa odisseia de descoberta nos túneis do metro de Nova Iorque, onde o confronto com situações bizarras o leva a interagir com o mundo. Passam-se dias sem sinais de Ricky e as diferenças e divisões da família vêm ao de cima. Entretanto, o furacão Sandy aproxima-se e começam as evacuações das zonas costeiras.

Substanz

A partir de imagens captadas pelo realizador no Japão, em 2011, logo após o terramoto e o tsunami que atingiram o país, Substanz sobrepõe imagens e som para recriar a sensação de se estar perdido num país em estado de emergência.