Os nossos destaques para a Boca do Inferno

São obras que rasgam fronteiras de registo, sem tabus. Na Boca do Inferno são programados filmes desconcertantes, temas fracturantes, longas e curtas-metragens que serão melhor compreendidas (e digeridas) sob o signo da meia noite. São estes os nossos destaques da 19ª edição do IndieLisboa:

Do terror clássico, Arrebato, de Iván Zulueta. Um filme de 1979, recém restaurado em 4K, exibido pela primeira vez em Portugal. É também a única longa-metragem do cineasta espanhol – mais conhecido por trabalhar com Pedro Almodóvar como designer de posters. O filme conta-nos um realizador de filmes de terror com um problema de adicção, que recebe uma misteriosa encomenda de Pedro, o primo da ex-namorada: uma cassete áudio, um rolo de filme e uma chave para o apartamento dele. O filme abre a secção na quinta-feira 28 de Abril, às 19:15, no Cinema São Jorge.

O filme britânico, She Will, ou a estreia de Charlotte Colbert na realização. Um revenge movie da era #MeToo sobre uma antiga estrela de cinema, num retiro de saúde na Escócia, a recuperar de uma dupla mastectomia. Com Dario Argento como produtor executivo, reúne actores como Rupert Everett ou Malcolm McDowell, e tem Alice Krige no papel principal. Um filme sobre vingança, mas com uma dose de humor negro. Para ver no Cinema São Jorge, no sábado 30 de Abril, às 19:00.

Também para ver no sábado 30 de Abril, Strawberry Mansion. O filme passa-se em 2035, numa sociedade em que os sonhos são taxados pelo governo, um mundo distópico onde nem as produções do subconsciente estão livres do monstro do capitalismo. Arabella Isadora, uma artista idosa, tem os seus sonhos arquivados em VHS, à espera do cobrador. O filme de Kentucker Audley – colaborador habitual de Ti West e Amy Seimetz – e Albert Birney cruza géneros e destrói cânones, para desaguar numa viagem onírica e surpreendente. A sessão acontece no Cinema Ideal, às 22:00.

Peter Strickland está de regresso ao festival! Um valor cada vez mais seguro do cinema de género, o realizador inglês explora o pastiche e humor-de-cara-séria, numa história que se desenrola numa casa no campo bucólico inglês, uma residência onde artistas trabalham extraindo diferentes e perturbantes sons de vários alimentos. Flux Gourmet pode ser visto no Grande Auditório da Culturgest, no sábado 7 de Maio, às 19:30.

Em Kandisha, Julien Maury e Alexandre Bustillo, a dupla responsável pelo clássico À l’intérieur, exploram mitos e lendas urbanas. Quando Amélie tem um encontro violento com o ex-namorado, a lembrança de um demónio vingador leva-a a convocar Aicha Kandisha. Contudo, uma vez invocada, esta figura macabra exige as vidas de seis homens — e cabe a Amélie encontrar uma solução para a maldição. Passa no último dia do festival, domingo 8 de Maio, às 21:30, no Cinema São Jorge.

Descubram o programa completo na nossa revista digital.
De regresso à primavera, a 19ª edição do IndieLisboa acontece de 28 de Abril a 8 de Maio, no Cinema São Jorge, Culturgest, Cinemateca Portuguesa, Cinema Ideal e Biblioteca Palácio Galveias.