Uma sátira da pandemia global que ainda vivemos. Este filme começa com uma sex tape que dá para o torto. Em causa está a vida e a carreira de Emi, uma professora que se vê forçada pelos pais dos alunos a apresentar a sua demissão. Contudo, Emi recusa. Recomendado para quem aprecia experiências cinematográficas transgressivas – no melhor dos sentidos.
Secção: Silvestre
A indústria do petróleo no Irão, estabelecida em 1908, interligou a formação de infraestruturas mediáticas e a modernidade colonial no país. E as empresas que exploravam este recurso usavam filmes e fotografias etnográficas para representar os desenvolvimentos no Irão.
Filme experimental do americano Zachary Epcar em que a única arquitectura que tem primazia é a arquitectura dos sonhos. Epcar filma exteriores de casas, pessoas e objetos de forma hipnotizante, convidando a uma viagem guiada por música ora inquietante ora sublime.
Este documentário dá palco à figura esquerdista e sufragista de Helen Keller (1880-1968), num retrato que pode ser visto como uma continuação ou expansão do trabalho de Gianvito no seu Profit Motive and the Whispering Wind (2007). Keller perdeu a audição e visão em criança, o que não a impediu de se tornar uma escritora prolífica, professora e activista. O filme destaca importantes aparições públicas, como o seu discurso Out of the Dark, de 1913.
Parte Rocky Horror Picture Show, parte conto de fadas demente: eis a história de Louis II da Baviera, petrificado e encontrado, vivo, numa floresta. A missão de três bruxas irmãs, caso a aceitem, é descongelá-lo e desvendar a trama.
Um documentário atmosférico sobre a rotina de Shizuko Nakajima, uma chef veterana num dos restaurantes de robata-yaki (estilo culinário semelhante ao churrasco) mais antigos do Japão. O que diferencia esta prática é o uso de uma lareira comunal.
Jeanne foi com a filha de seis anos para Maiorca porque era barato. E também para dar à filha algo interessante sobre o qual fazer o trabalho para a escola sobre as suas férias. Mas surgem frustrações que aproximam esta mãe do seu ponto de ruptura.
Uma história de amor é sempre uma história de fantasmas e esta é assombrada por uma relação que acabou recentemente e por um animal de estimação que morreu. Um e-mail narrado com o coração nas mãos, tingido pelo azul das imagens da Super8.
A dicotomia luz/escuridão não é apenas uma metáfora apta a ser usada por fãs de Star Wars, mas uma forma de Haig Aivazian analisar duas componentes cuja administração pública pode ser transformada em ferramenta de policiamento — seja com lanternas a gás ou apagões.
Nicolas imagina outros mundos, longe da sua rotina quotidiana. Prefere sonhar com as viagens de Ulisses ou de Jack London. Imaginar que também ele poderá viajar para bem longe. Nicolas é filho de Sabrina, mas foi retirado à mãe e colocado numa instituição de acolhimento. Os dias passam, pontuados por alguns acontecimentos, como ver a mãe ou ir para o bosque com o amigo Saef. Mas Nicolas continua à deriva.
Christophe Cognet visita campos de concentração e exterminação da Segunda Guerra Mundial, como Ravensbrück, Dachau ou Auschwitz-Birkenau, evocando a presença de pessoas que passaram pelos mesmos e tentaram, clandestinamente, fotografar e documentar o horror que viam com os próprios olhos. Esta evocação é feita através das fotografias que Cognet conseguiu obter, justapondo as imagens captadas com os locais na sua contemporaneidade.
Effi e Amir (nascidos em Israel, a viver em Bruxelas) são uma dupla de artistas que trabalham juntos há mais de 20 anos. Em By the Throat, exploram uma ideia específica: o discurso humano (visto e estudado de múltiplas formas) e a forma como sons estranhos/estrangeiros são entendidos enquanto diferentes ou alheios, da mesma forma como territórios distintos o são, podendo ser considerados hostis ou levar à definição de fronteiras.
O derreter do permafrost (ou pergelissolo) é um tema preocupante face a questões relativas às alterações climáticas. Neste filme, é um portal para a realidade se moldar com a ficção, ou mesmo o mito. Diferentes personagens vasculham a tundra da Sibéria em busca de uma rena rara ou de células viáveis do extinto mamute. Durante a odisseia, como saber quando a esperança se torna obsessão?
A deusa Mari decide colocar o Diabo na posição de tutor dos seus filhos gémeos, os titulares Atarrabi e Mikelats. Quem melhor do que ele para os preparar para o mundo? Os irmãos crescem e tornam-se pessoas bem diferentes: Atarrabi, solene e curioso, sente o mundo lá fora a chamar por ele; já Mikelats prefere abraçar uma vida de diversão com os seus amigos demónios. Nesta versão modernizada de um mito basco, sinceridade e sátira andam de mãos dadas.
O princípio desta história é um bosque que rodeia a cidade e, nele, circulam estranhas personagens que contam as suas histórias, mas também recebem os seus clientes. No coração do bosque, são elas as suas senhoras.
Baseado num romance de Joseph Conrad, Nostromo, este é um road movie pelas fronteiras da Venezuela, mostrando um país em desmoronamento. Os protagonistas são piratas e peregrinos que navegam uma atmosfera opressiva, com o petróleo como objecto de desejo do mercado negro e potencial causa de uma crise política e humanitária.
Souad vive numa cidade no delta do Nilo, no Egipto, em Zagazig. Perante a família, vive uma vida conservadora e velada. Mas a rapariga de 19 anos vive uma outra vida online, mais livre, sem o constante escrutínio da sua vida familiar. Aí, onde sentimos a afeição é com a irmã mais nova, Rabab. É esta que parte em busca de resposta, quando a vida dupla de Souad resulta em consequências trágicas.
Uma sequela espiritual do seu filme anterior, Forest, um drama feito com pouquíssimo dinheiro, ocupado por actores amadores e personagens com diferentes relações em crise, compostos numa série de vinhetas. Aqui, vemos um retorno ao estilo e ao género, com novas personagens num ambiente igualmente claustrofóbico, onde Fliegauf explora temas como o abuso, o trauma, a perda e a vingança.