Das Grosse Museum

Por razões externas ao festival as sessões do filme foram canceladas

“The Great Museum” é um retrato dos bastidores do Museu de História de Arte de Viena. Não apenas dos seus trabalhadores, mas dos novos tempos e missões que têm de ser cumpridas por um museu nacional – tanto no restauro das suas obras, como na crescente importância do marketing e da venda da sua marca junto do público. Holzhausen junta conselhos de administração e simples funcionários para revelar, por entre as suas semelhanças e diferenças, um denominador comum no trabalho de um museu: a formação do olhar dos seus visitantes.

Tempête sur anorak

Em “Tempête sur anorak”, uma história de aventura nasce de uma tempestade sobre uma cidade evacuada.

Histoire de Judas

Quinta longa metragem de Rabah Ameur-Zaïmeche, realizador francês de origem argelina que tem vindo a marcar os seus passos no cinema do(s) seu(s) país(es), e que surge, nos anos 2000, em paralelo com o franco-tunisino Abdellatif Kechiche, no contexto do “cinéma beur”, expressão algo vulgar para determinar um cinema de olhar social e realista (mas dirigido a um cinema popular), na sociedade francesa, a partir dos subúrbios e das jovens comunidades emigrantes magrebinas de terceira geração. Em “Histoire de Judas”, Ameur-Zaïmeche oferece um olhar sedutor e físico sobre os últimos dias da vida de Jesus-Cristo e a compaixão de Judas, um apóstolo não traidor mas antes traído pela autoridade de Roma.

Der Unfertige

“The Incomplete” conta a história de um corpo que decidiu ser escravo – e assim ser livre na sua condição.

Une histoire américaine

Esta “história americana” vive de duas forças: um amor teimoso que se recusa a morrer na cabeça de um homem que atravessou o Atlântico, e um dos maiores actores da nova geração do cinema europeu – Vincent Macaigne (A Batalha de Solferino, 2013; A Rapariga de 14 de Julho, 2013; e Eden de Mia Hansen-Løve, cuja ante-estreia decorrerá nesta edição do IndieLisboa, dentro da retrospectiva dedicada à realizadora). Rodado nas ruas Nova Iorque, Macaigne é o rosto de uma paixão desesperada, infantil, e obsessiva, irresistivelmente encarnada pela força desconcertante das suas hesitações.

Sống Dầu Đèn, Chết Kèn Trống

“The Living Need Light, the Dead Need Music” mostra, pelos olhos do artístico The Propeller Group, a experiência musical das celebrações funerárias no Vietname.

Le souffleur de l'affaire

Isabelle Prim oferece, em “The prompt of the Affaire”, um cruzamento entre memórias de cinema, de teatro, e um misterioso crime guiado pelas figuras do dramaturgo Edmond Rostand e da actriz Sarah Bernhardt (Clotilde Hesme).

Der Besuch

“Der Besuch” é uma visita especial: uma avó que visita a prisão de tortura sexual do seu neto (com direito a visita guiada).

Takva su pravila

“Estas são as regras”: as que uma família de classe média seguiu ordeiramente até a uma reforma precária e o futuro incerto de um filho que irá construir, brevemente, a sua própria vida. Mas a sua única ilusão vê-se brutalmente ameaçada por um golpe de violência dentro dos muros de uma escola. O desinteresse de uma autoridade frouxa e a ineficácia de uma sociedade burocrática levam esses pais – um casal de “brandos costumes” como qualquer outro – a romper com tudo o que construíram. Prémio de Melhor Actor no Festival de Veneza de 2014.

O Completo Estranho

Um “completo estranho” perturba os encontros temporários e definitivos de duas jovens mulheres numa festa nocturna no Brasil.

Ton coeur au hasard

“Ton Coeur au Hasard” remete para uma “criança crescida”: um homem que, na ausência da pessoa que ele ama, vive com o coração à solta.