O galardoado cineasta de animação Don Hertzfeldt inventa um futuro de clones, viagens no tempo, e paixões: World of Tomorrow foi nomeado para o Óscar de melhor curta metragem de animação.
Secção: Silvestre
Do mundo laboral de sorriso postiço à política da rua de bastão em riste.
Ritmo, cor, música, formas, cinema de animação, a Europa. É disto que se faz Unhappy Happy.
Uma gravidez inesperada vem perturbar o dia-a-dia de duas amigas, o aborto é a resposta, e então? Une sur trois é um filme consciente e sorridente.
Filmar um ritual de uma tribo da Amazónia aberto a forasteiros é aceitar que apenas vemos o que nos mostram e o que somos capazes de ver, assim é Toré.
Uma experiência estroboscópica feita de imagens de arquivo de exercícios militares: o belo e o horror.
A mobilidade de um metropolitano, de um avião e de um smartphone encontram-se na forma como Terrestrial consegue articular o aéreo e o subterrâneo.
Em Une jeunesse allemande Jean-Gabriel Périot monta arquivos e documentos para questionar a forma como vemos a autoridade, as suas imagens, e a sua moral – tal como um revolucionário que monta uma bomba-relógio do passado para rebentar no presente. Um filme que olha o mundo de hoje através do nascimento das Baader-Meinhof e as suas origens na primeira geração pós-III Reich.
Underground Fragrance é um retrato desencantado das condições de vida na capital chinesa. Por baixo do chão de Beijing, o realizador Pengfei, ex-assistente de Tsai Ming-liang, encontra o protagonista para a sua obra de estreia: Yong Le, jovem trabalhador que ganha a vida a recolher o mobiliário velho que a cidade rejeitou. Um acidente de trabalho vai deixá-lo temporariamente cego, remetendo-o ainda mais para a cidade subterrânea. É aí que conhece a stripper Xiao Yun, mais uma dessas almas penadas à procura do “sonho chinês”.
Da catástrofe final ao início do mundo, a história da humanidade de trás para a frente.
Em Regarder les morts uma mulher observa os quadros de Gerhardt Richter feitos com base em fotografia às Baader-Meinhof, um homem junta-se a ela, ele não percebe.
Quando a bomba atómica explodiu, a sua luz cegou os cientistas momentaneamente para logo se seguirem cores brilhantes: The Miniaturist é um filme com dois ecrãs como dois olhos cegos.
Um ballet aquático ao som the Raining Men onde nem tudo o que chove é água.
Scrapbook, do decano Mike Hoolboom, constrói-se de imagens dos anos 1960 em que jovens institucionalizados se olhavam através da lente e do testemunho de uma das participantes.
Pelo terceiro ano seguido no IndieLisboa, André Novais Oliveira regressa com Quintal na mesma senda da ficção familiar: os pais, a pornografia e os mundos paralelos.
The Lamps dá-nos a conhecer a Baronesa do movimento Dadá, quando esta invadiu a sala secreta onde se expunham objectos eróticos extraídos das ruínas de Pompeia.
A força da guitarra e da bateria derrubam a inércia de uma mulher, a expressão do seu clímax provocado pela música.
Postards from Manila é um filme de filmes, uma revisitação da própria obra, uma meditação sobre o caminho a seguir, uma revolta contra o bloqueio criativo.