Jorge de Sena exilou-se para o Brasil e, mais tarde, para os Estados Unidos. Apesar de nunca ter retornado, mantinha uma correspondência epistolar com Sophia de Mello Breyner Andresen. Dadas as circunstâncias políticas, as cartas — e o filme — oferecem os seus pensamentos face ao período do regime fascista português, mas são, sobretudo, um testemunho da afinidade entre dois poetas, do que os mantém ligados e do seu amor à palavra
Secção: Sessões Especiais - 5L
Um filme de 1977 de Chantal Akerman que é composto por uma série de planos, longos e demorados planos em Nova Iorque, pelos sítios por onde Akerman passeava quando morava na cidade, como a estação de metro de Times Square e o caminho entre a 10th Avenue e Hell’s Kitchen. Como narradora, temos a voz da realizadora a ler as cartas que a mãe lhe enviou nos anos que passou lá, de 1971 a 1973.
O primeiro filme realizado pela actriz Kinuyo Tanaka, a segunda mulher a conseguir fazer carreira atrás da câmara no Japão. Um filme romântico em tempos de pós-guerra em que Reikichi Mayumi, um poeta que viveu a Segunda Guerra Mundial, começa a trabalhar escrevendo cartas de amor para outras pessoas. Exibição de cópia recém restaurada em 4K pela primeira vez em Portugal.
Um filme terno em que Liliana e Giovanni estão noivos e, no momento em que tudo deveria correr de feição, o destino intervém. Ele aceita um trabalho longe de Milão, na Sicília, para tentar que os dois tenham uma vida melhor. Mas a separação desgasta a relação.
A guerra colonial separa António, médico integrado no exército português no Leste de Angola, da mulher. O fio que os une são as cartas que ele lhe escreve, enquanto vê o horror da guerra e se apaixona pelo continente africano.
(Em parceria com o Festival Lisboa 5L)
O primeiro filme a cores de Truffaut une o humor negro do realizador francês e a moralidade do livro de Ray Bradbury, já várias vezes adaptado ao cinema, especificamente pela forma como a distopia da narrativa é retratada. É um mundo onde a literatura é banida por ser a fagulha que pode acender a chama da revolução, algo que é literalmente apagado por bombeiros dedicados à causa.
[a partir do romance de Ray Bradbury]
Apresentação: Osvaldo Manuel Silvestre
(Em parceria com o Festival Lisboa 5L)
Visconti torna o protagonista de Thomas Mann, Gustav von Aschenbach, um compositor em vez de um escritor, mas o filme é uma adaptação bastante fiel do romance do autor alemão. Aschenbach viaja até Veneza, por motivos de saúde, e encontra uma cidade a degladiar-se com uma epidemia de cólera. Lá, conhece Tadzio, um jovem polaco, deslumbrando-se com a beleza deste.
[a partir da novela de Thomas Mann]
Apresentação: Claudia Fischer
(Em parceria com o Festival Lisboa 5L)
Falar de 2001: A Space Odyssey é falar de um filme que se tornou numa das obras mais influentes da história do cinema. Indeléveis na consciência colectiva estão aspectos como: a música de abertura (Thus Spake Zarathrusta), a cena do monolito, passando pela figura de inteligência artificial que é HAL até aos oscarizados efeitos especiais. O filme centra-se numa viagem a Júpiter e aborda temas como o existencialismo ou a evolução humana.
[A partir do conto A Sentinela de Arthur C. Clarke]
Apresentação: Luís Nogueira
(Em parceria com o Festival Lisboa 5L)
Restaurado em 2014 pela Cineteca di Bologna / L’Immagine Ritrovata e The Film Foundation’s World Cinema Project, em associação com o National Cinema Centre of Armenia e Gosfilmofond of Russia. Fundos de restauração fornecidos pela Material World Charitable Foundation e The Film Foundation.
Um retrato do poeta e trovador arménio Sayat-Nova que se apresenta como poema visual, composto por tableaux que representam a sua vida. Uma meditação enigmática sobre a arte, que se afastou tanto do realismo soviético da sua era que as autoridades impediram a sua distribuição fora da Arménia.
[a partir da biografia e obra poética de Sayat-Nova]
Apresentação: Elisabete Marques
(Em parceria com o Festival Lisboa 5L)
Um drama italiano baseado na peça homónima de Luigi Pirandello. Marcello Mastroianni é o protagonista do filme, um personagem que está sob a ilusão, resultado de um trauma, de que é o imperador romano Henrique IV. O seu psiquiatra tenta trazê-lo à presente realidade, onde a mulher que o ama (Claudia Cardinale) o espera. Música de Astor Piazzolla.
[a partir da peça de Luigi Pirandello]
Apresentação: a anunciar