Rio 2016

Os próximos Jogos Olímpicos estão marcados para o Rio 2016; duas ginastas, Teodora e Andreea, de 13 e 11 anos estão num centro avançado de treinos para conseguirem fazer parte da equipa nacional romena; aqui cresce-se de um modo diferente, em esforço mas com ambição, sonhos e batalhas diárias com os próprios limites; qual das duas irá estar no Rio?

Lesser Apes

Para se ver “Lesser Apes” é preciso coragem. À primeira vista as histórias vão parecer depravadas, os espectadores vão sentir-se inseguros. “Umas não vão aceitar, outras vão ter orgulho em nós” diz-nos Emily. No fim, é tão simples como isto, é um filme mu

Lubaben

Ela e ele viajam pela periferia de uma cidade à procura de abrigo. O segredo dela pesa tanto como a sua mala, ele não quer saber… Descobrimos o passado dela à medida que deixam a civilização e entram no bosque. Podem pensar que se trata de um filme de i

Tse

Podemos ser tentados a ver este filme como uma defesa dos rituais de dominação e submissão sado-maso. Ou acreditar que segue o rasto de um paralelo entre uma rapariga possuída e cidadãos israelitas impregnados do demónio do racismo. Mas e se fosse isto o

Slow Action

Homenageado no IndieLisboa 2010, Rivers regressa com um filme apocalíptico sobre a utopia. As ficcionadas ilhas Eleven, Hiva, Kanzennashima e Somerset são lugares quase sagrados, intangíveis, com sociedades progressistas. Um tempo que é de Rivers e cujas

9 Leben

9 Lives é o retrato de uns jovens que saíram de casa na adolescência, para viverem nas ruas de Berlim. Maria Speth não os mostra nas ruas, mas sim no cenário neutro de um estúdio, onde a preto e branco filma os seus rostos, os seus gestos e expressões,

Palazzo delle Aquile

Vinte famílias desalojadas ocupam durante um mês a câmara municipal de Palermo, em Itália. Com uma câmara fluída e sem nunca descurar os enquadramentos, Stefano Savona, Alessia Porto e Ester Sparatore seguem o caótico dia-a-dia destas famílias no interior

The Anarchist Banker

O homem responsável pela actual crise económica revela-se um anarquista. O entrevistador parece ficar sem argumentos perante esta desconstrução. Se em 2011 o discurso é actual e coerente, que tal recordarmos a data do texto – 1924 e o seu autor – Fernando

Prud'hommes

Na época actual, em que as questões laborais se revelam de máxima importância, um tribunal na Suiça resolve as disputas entre empregados e empregadores. Focando-se nas audiências em tribunal e no discurso dos seus intervenientes, Stéphane Goél, através de

Les Hommes Debout

Oitenta por cento dos trabalhadores das sociedades mineiras e metalúrgicas em França eram, nos anos 70, imigrantes oriundos de Marrocos, Argélia e Tunísia. Les Hommes Debout é um filme que atravessa a preto e branco as memórias destes trabalhadores, por

South Main

“South Main” é um retrato íntimo de três mães solteiras afro-americanas e da luta para criarem as suas famílias e reconquistar as suas vidas depois de terem sido desalojadas de um complexo de apartamentos no Sul de Los Angeles.

Sonbol

“Por que é que não arranjas um homem?” É a pergunta da mãe de Sonbol. A resposta é o silêncio. Ela tem 35 anos, é divorciada, tem um consultório dentário e gosta de competir com os homens em ralis. Vive no Irão, em luta diária, mesmo contra as suas próprias dúvidas sobre Deus e se ele está do seu lado.

Slavar

O filme segue as histórias de Abouk e Machieck, de 9 e 15 anos, raptados por uma milícia patrocinada pelo governo do Sudão e usados como escravos. “Slaves” é baseado numa entrevista de 2003 e é o segundo filme de uma série de documentários de animação sobre crianças em situações dificeis.

Połowa mnie

A vida de Aza está congelada. Vive desde há um ano com a família num campo de refugiados, aguardando uma decisão do governo polaco. Pode esta vida de clausura, dia após dia, permtir algum vislumbre da normalidade que ela recorda da Chechénia?

Nuit de Chine

Conduzidos aos “bastidores”, encontramos uma China mais íntima, que balança entre mudanças e as suas consequentes e complexas realidades culturais e sociais. Na transitória harmonia da noite, quando as máscaras caem, embarcamos numa viagem ao interior de um país e aos segredos dos homens e mulheres que o habitam.

Muitos Dias tem o Mês

“Muitos Dias Tem o Mês” é um documentário contemporâneo da sociedade portuguesa: a vida a crédito dos portugueses. Num olhar sobre os mecanismos de aquisição de crédito, percebemos as motivações dos seus protagonistas. O recurso ao crédito vulgarizou-se e o consumo democratizou-se. As dívidas acumulam-se, tudo na sociedade tem um preço. Num país que parece estar à venda, qual é o preço das nossas necessidades?

No London Today

“No London Today” é uma imersão no mundo de cinco jovens refugiados, Chafik, Aron, Abraham, Henok e Ermias, que esperam e vagueiam por Calais, tentando chegar ilegalmente a Inglaterra.

The Act of Killing

É um dos filmes mais assustadores que vi nas últimas décadas diz Werner Herzog (produtor executivo juntamente com Errol Morris, entre outros). Em 2002, Oppenheimer decide ir para a Indonésia filmar os sobreviventes do massacre anticomunista de 1965-1966. Nunca antes as suas vozes tinham sido ouvidas publicamente. Essas conversas foram tidas na sombra dos torturadores. Ironicamente, diz o realizador, encontrámos mais perigo em filmar os sobreviventes do que os carrascos. Ao contrário do Ruanda, a Indonésia nunca teve comissões de verdade e reconciliação. O fracasso do golpe de estado resultou numa caça às bruxas contra os simpatizantes do Partido Comunista Indonésio. Muitos deles foram presos, torturados e mortos sem julgamento. O filme segue Anwar Congo, um dos mais temíveis torturador e que encena algumas das execuções do genocídio. Protegidos pela impunidade do governo, estes homens continuam em serem honrados como heróis nacionais. (A. I. S.)