Ano 2015. Algumas das maiores cidades do mundo foram dizimadas por uma praga terrível, um vírus altamente contagioso. Quem se deixa infectar é primeiro tomado por uma sensação de terror quase insuportável, e depois por um desespero intolerável. É uma doença fatal, sem cura‚Ķ O Síndroma Lemming. Numa casa de campo recolhida e isolada, dois músicos ‚ Mizui e Asuhara ‚ vivem em reclusão, devotados à criação de um som puro. Mizui e Asuhara ainda não foram contaminados. Mas o vírus continua a alastrar‚Ķ Mizui e Asuhara recebem a visita de um milionário e da sua filha, já bastante doente. Acompanha-os também um detective, que acredita que a possibilidade de cura reside na música de Mizui e Asuhara. Na vasta e imutável natureza, os músicos começam a tocar‚Ķ
Secção: Observatório
O mundo gira e transforma-se. E eu também. Uma experiência visual em torno de mim.
Eles pensavam que a vida seria simples. Todos os problemas materiais seriam ultrapassados. Todas as manhãs seria bom tomarem o pequeno-almoço juntos, a mesa posta. Seria o ínicio de um longo dia de trabalho.
Uma mulher e um homem estão amaldiçoados a ficar separados para sempre, a não ser quando se transformam em animais. Mas no estado animal, os instintos predadores suplantam os instintos amorosos.
É Maio em Buenos Aires. Lucía não consegue conter o entusiasmo. Ezequiel, o seu filho mais velho, está prestes a chegar de Espanha com a mulher, Montse. Apesar de terem já casado, a cerimónia vai repetir-se na Argentina para gáudio dos pais e restante família. Todos os detalhes (do vestido ao banquete de casamento) são controlados ao milímetro por Lucía, para quem as aparências estão acima de tudo. Os seus movimentos são observados por Daniel, o marido, num misto de espanto e sujeição. Jeremias e Meme, os filhos mais novos, mantêm-se juntos e à distância. Lucía não sabe nem desconfia mas, mesmo debaixo do seu tecto, os dois irmãos mantêm uma relação secreta, preservada à custa de uma grande discrição e desatenção paternal. Mas a chegada de Ezequiel e Montse vai modificar o estado das coisas, promovendo o desequilíbrio, revelando a fragilidade da ordem aparentemente perfeita das coisas, e transformando o amor em pecado.
Uma sociedade codificada e ritualizada, assente numa ordem rígida fundada na desordem. Um retrato poderoso da máfia chinesa. A ambição e o poder em luta contra a tradição e a disciplina. Chegou a hora. De dois em dois anos, os membros seniores da Sociedade Wo Shing, a mais antiga tríade de Hong Kong, elegem o seu novo chefe. Lok, respeitado pelos Tios, é o mais sério candidato à vitória. Mas o seu rival, Big D, não olhará a meios para mudar essa situação, e isso inclui ir contra centenas de anos de tradição das tríades e influenciar o voto com dinheiro e violência. Mas quando o Bastão da Cabeça de Dragão, o mais antigo símbolo da Wo Shing, desaparece, tem início uma luta sem tréguas pelo poder e a corrida pela recuperação do Bastão ameaça dividir a Wo Shing em dois. Conseguirá a Wo Shing equilibrar a tradição da sua fraternidade com o mundo do negócio violento do século XXI?
Musical amador filmado em Super 8mm. Na véspera dos seus 30 anos, um plebeu de supermercado tenta forjar uma ligação profunda com uma beldade volúvel. Da melancolia em que se encontra emergem uns desses breves e ilusórios momentos em que tudo parece correr bem.
Jorge Luís Borges encontra F. W. Murnau num pesadelo tempestuoso e circular. Uma reflexão/alucinação sobre os limites entre o mundo real e o mundo imaginário.
Remake em animação do clássico de 1933 e uma alegoria do mundo artístico. King Kong destrói Nova Iorque usando como arma de arremesso o museu Guggenheim. De seguida, faz desencadear um cataclísmico tremor de terra pondo fim ao mundo dos idiotas.
Um díptico. Duas histórias de vida que se cruzam para se tornar numa única. 1 de Setembro de 1939. Início da Segunda Guerra Mundial. Maria Merla abandona à força a sua Polónia natal e é feita prisioneira num campo de trabalho na Sibéria. Não estava sozinha. Com ela estavam muitos outros polacos. A luta incansável de Merla pela sobrevivência influencia irremediavelmente o filho, Lech Kowalski. Nova Iorque. Década de 70. Kowalski submerge no underground americano, escolhe o lado do protesto e, enquanto cineasta guerrilheiro e independente, observa aqueles que vivem à margem. Trinta anos depois, Kowalski convida a mãe a relembrar o passado, uma história que passou também a ser a sua. Um inquérito às raízes da identidade. Quem somos e porque somos assim?
O coração de Louis Trebor não bate por ninguém. Trebor, um homem misterioso, vive sozinho nas montanhas do Jura, na fronteira franco-suíça. Distante e enigmático, há muito que perdeu o contacto com o seu filho Sidney ‚ que vive perto de Genebra com a mulher, uma guarda fronteiriça, e a sua jovem família ‚ preferindo (assim parece) a companhia dos seus cães. A sua vida emocional resume-se a uma relação com uma farmaceutica local e a uma atracção por uma lindíssima tratadora de cães. Quando o seu coração doente ameaça deixar de bater, Trebor viaja para a Suíça para levantar uma grande soma de dinheiro para pagar o transplante de um coração, arranjado no mercado negro. Enquanto recupera da operação clandestina, enceta uma longa viagem até Pusan, na Coreia, onde compra um barco. Em direcção ao sul, regressa também ao passado e ao seu primeiro lar, aproximando-se lentamente de uma ilha remota perto do Tahiti, onde espera encontrar o seu filho que poucos anos antes perfilhou. E nessa trajectória, o coração de Louis Trebor voltará a bater.
Akosse Legba é uma mulher togolesa de 32 anos. Vive em França onde é vítima da escravatura moderna. Através da sua memória descobrimos o caminho de alguém que sempre esteve sozinha‚Ķ
Uma rapariga espera ansiosamente pelo seu amante. Numas rochas, junto ao mar, preparam-se para dar o seu primeiro beijo, mas de repente tudo fica de pernas para o ar.
Um jovem casal atravessa uma grave crise financeira. Finalmente, o homem consegue arranjar emprego numa loja, onde existe um dono enigmático e um corredor misterioso.
Como lidar com a própria morte ? Como enfrentar a iminência do fim? Que escolhas fazer? Romain tem 30 anos e é fotógrafo. Vive com o seu namorado, Sasha, num apartamento lindíssimo, e a sua carreira vai de vento em popa. Um dia, numa sessão fotográfica, Romain sente-se mal e tem que parar. A suspeita de SIDA é ultrapassada por um diagnóstico ainda mais terrível: Romain tem cancro, e a doença já avançou tanto, que talvez nem a quimioterapia a possa travar. Romain prefere manter-se reservado e não revelar a ninguém o prognóstico. Mas, no pouco tempo que lhe resta, vai fazendo as suas escolhas. Num jantar com a família, atira-lhes algumas duras verdades, verdades caladas durante tanto tempo, para grande aflição dos seus pais. Em casa, põe fim à sua relação com Sasha. Depois, decide ir ao encontro da sua avó, Laura, a quem, finalmente, confessa o seu duro fardo. E enquanto os dias se desdobram em noites, e as noites em dia, Romain vai fazendo as suas despedidas.
Cinco lições práticas de auto-defesa para o cidadão comum ‚ ou o estado da nação americana em debate!
Uma descrição visual e lírica do poema Frühlingslied” de J. C. van Schagen. As memórias de um menino sobre a sua mãe juntam o presente, o passado e o futuro.
Duas raparigas procuram algo para fazer numa tarde de Sábado em Brest. Numa casa de banho de um bar encontram escrito Todas as mulheres têm direito ao amor”, seguido de um número de telefone.