Forever” é um filme sobre o poder e vitalidade da arte e um lugar onde amor e morte andam de mãos dadas e a beleza vive: o cemitério de Père-Lachaise em Paris. “
Secção: Observatório
Momentos antes do seu terceiro casamento, Zahedi trata com sinceridade e um espantoso candor a sua obsessão por prostitutas. Descreve a sua história romântica e sexual, incluindo o compromisso ideológico com relações abertas, que conduziram a dois casamentos desastrosos e ao desespero de várias ex-namoradas. Com imagens de animação de Bob Sabiston(Waking Life), e uma rara representação dramática da lendária vedeta de filmes pornográficos Rebecca Lord, I Am a Sex Addict é a única incursão de Zahedi na comédia no seu melhor tom confessional.
O que têm em comum os movimentos pelos direitos religiosos e pela libertação gay”? Ambos foram fortalecidos pelos esforços de uma mulher – Anita Bryant. Parte documentário, parte poema, o filme leva-nos de volta aos anos 70, reflectindo sobre a vida de Bryant e no impacto que teve. Composto por novas imagens, anúncios e os filmes de família da própria Bryant.
Martine e Arnaud são dois cidadãos franceses. Ele tem 28 anos, é casado, tem dois filhos gémeos de dois anos. É engenheiro. Ela tem 66 anos. É uma socióloga na reforma. Está parcialmente deficiente. Nunca se conheceram. Entrevistámo-los com o desejo de realizar um documentário animado sobre temas tão vastos como a cidadania, a política e o envolvimento político.”
Um barco desapareceu há dez anos, mas não tendo sido descoberto qualquer rasto de naufrágio, ou os corpos, os três membros de uma família continuam à espera do regresso de um dos homens desaparecidos. Todas as noites, como sinal, a Mãe acende uma vela à janela.
Ambientado em Kuantan, em 1984, numa altura em que milhares de refugiados vietnamitas chegaram à costa ocidental. Um filme sobre as diásporas chinesas. De como séculos de guerras e fomes fizeram do acto de comer um ritual.
Num mundo inventado, onde a arte oscila entre a decoração política e a conversa entre pessoas iluminadas, alguém nos antípodas da arte tenta desfazer a miragem e, perante fantasmas, no centro do mundo, pensar no ruído que o pode salvar.
Este filme retrata um período de seis anos na história de uma jovem mulher chegada a Singapura para trabalhar como doméstica, deixando o marido e o bebé de um ano no seu país. As dificuldades da vida quotidiana são descritas através dos próprios olhos da protagonista.
Um vibrante musical split-screen, final da Trilogia The Patterns”. Tendo passado a noite a lavar as mãos, Pauline sofre de secura. Tendo passado a noite a enviar cartas de amor em aviões de papel,, Michael confronta-se com um caso sério de arranhões de papel. Com mãos debilitadas e corações angustiados, eles revelam a natureza da sua enigmática relação através de canções.
Quem é aquele estranho rapaz sossegadamente sentado ao canto de um autocarro cheio de fãs aos gritos a caminho de um jogo de futebol? Este tímido rapaz é na realidade uma rapariga disfarçada. Não está sozinha, no Irão as mulheres também gostam de futebol. Antes do jogo começar, é presa no posto de controle e posta num recinto mesmo junto ao estádio com um bando de outras mulheres todas vestidas como homens. Serão enviadas para a esquadra depois do jogo. Têm que aguentar cada viva, cada grito de um jogo que não podem ver. Ainda assim, estas raparigas não desistirão. Usam de todos os subterfúgios para ver o jogo. Uma comédia inteligente que ilustra a luta pelos direitos das mulheres no Irão.
Old Joy” é a história de dois amigos, Kurt (Will Oldham) e Mark (Daniel London), que se juntam numa viagem de fim de semana às montanhas de Cascade em Portland, Oregon. Para Mark, a saída de fim de semana oferece uma pausa à tensão da eminência da paternidade; para Kurt, faz parte de uma longa série de descontraídas aventuras. À medida que as horas avançam e a paisagem se transforma, a dupla de aventureiros atravessa uma variedade de emoções subtis, representando uma peregrinação de confusão mútua, revelação súbita e batalha espiritual.
Quando a irmã morre, August, de 32 anos, volta a casa e abandona a profissão de padre missionário. A irmã Christina, que ele adorava e que percorreu um caminho da grandeza à decadência como famosa estrela porno, The Princess, morreu depois de anos de abuso de drogas. Deixa uma filha de cinco anos, Mia, de quem August se sente na obrigação de cuidar. Com o peso da dor e da culpa decide vingar a morte de Christina e leva Mia numa missão de destruição de todo o material pornográfico em que a mãe aparece. A missão toma um rumo violento, tentando ele desesperadamente proteger a única coisa preciosa que tem na vida, Mia. No fim toma uma decisão fatal que lhe fica muito cara.
A partir de um hipnótico conto de Branquinho da Fonseca, entre o surrealismo e o neo-realismo, Rio Turvo acompanha a trágica balada de um amor impossível entre um topógrafo sem nome, recém-chegado ao terreno pantanoso de um futuro aeroporto, e a bela Leonor (Teresa Salgueiro, a etérea voz dos Madredeus), a flor do pântano, que tanto a severa Tia como o socrático Director (e o seu bode Platão) tentam salvaguardar dos olhares lascivos num universo masculino. A música produzida pelos operários pontua a história de amor, e faz desenrolar narrativas paralelas de conspiração e suspeita, que avançam ao ritmo do sonho e do inconsciente, até ao triunfo do rio sobre o Homem.
Perdidos no mar. Bill e Doug passam o tempo enquanto aguardam sem esperança que o navio-mãe os encontre.
Uma rapariga abandona uma tenda improvisada na cidade. Um homem encontra um trombone. Um trabalhador olha o oceano de uma casa em movimento, enquanto, da sua sala movediça, a proprietária contempla a vista. Em 10 pequenas histórias, habitantes do destruído Golfo do Mississipi, representam cenas da vida quotidiana e a implacabilidade do trabalho na sua radical paisagem.
Dias antes do seu 21º aniversário, William, um jovem actor, conhece e apaixona-se de imediato por Sara, uma sedutora mas caprichosa cantora e escritora de canções. O filme segue William cujo caso o leva de um apartamento em Lower East Side a um quarto de hotel mexicano e pelos limites emocionais da paixão, raiva e necessidade. Desejoso de alguém para amar num amor correspondido, a viagem de William leva-o a confrontar-se com o seu próprio passado. The Hottest State baseia-se no livro homónimo de Ethan Hawke.
Vidas de personagens emocionalmente postas à prova enquanto navegam pelas intersecções trágico-cómicas do amor e do sexo à volta de um moderno salão ‚Äòunderground’. Um terapeuta sexual que nunca teve um orgasmo, uma dominatrix incapaz de se relacionar, um casal homossexual em vias de decidir se opta por uma relação aberta, e as pessoas que andam à volta da vida deles, convergindo todos para um encontro semanal no Shortbus, uma louca relação de arte, música, política e carnalidade polisexual. Numa Nova Iorque pós-9/11 exausta de Bush, a história é contada num registo de franqueza sexual, sugerindo novos modos de reconciliar questões da mente, prazeres da carne e imperativos do coração.
Um jovem rapaz experimenta as dificuldades da interacção com algumas raparigas mal dispostas.