Numa relação apaixonada, os defeitos do ser amado são relativizados em função do amor. É por essa razão que Tina, quando descobre que Chris tem o rastilho um bocadinho mais curto que a maioria dos humanos, começa a acreditar que existem vários tipos de soluções para os problemas quotidianos da vida em sociedade, uns mais drásticos que outros. Afinal, mesmo a mais pacífica road trip de férias tem sempre uns quantos percalços, neste caso, hilariantes. Ben Wheatley entrega refinadas lições de boa educação regadas a sangue, num registo diferente do anterior Kill List, mas que confirma com a mesma violência que é um cineasta com uma voz que clama atenção. (M. M.)
Secção: Observatório
Brillante Mendoza entra a matar com um fabuloso e atordoante plano de um parto real. Atira com a ironia para as mãos de uma parteira filipina, Shaleha (Nora Aunor), que, apesar de ter ajudado centenas de bebés a nascer, não pode ter filhos. Num casamento religioso e tradicional como o de Shaleha e do marido, a continuidade da espécie é uma das condições para a felicidade plena de uma união. As cores dos incríveis cenários filipinos são tão tranquilas quanto Shaleha, mesmo quando encarna a louca quimera de encontrar uma mulher que dê um filho biológico ao seu marido, desejo que parecia ter sido atenuado pela adopção do sobrinho. Ao ritmo das viagens que fazem pelas transparentes águas, acompanhamos um a um os castings para um segundo casamento que ponha fim à angústia da parteira, muito maior que a do marido, não sabemos porquê. Shaleha descobre que, para ver o seu desejo realizado, terá que sofrer outras provações e acaba por não estar preparada para dividir o amor e todas as intranquilidades que virão com o nascimento de mais um filho que não é seu. (M. M.)
Durante 6 dias, os competidores correm o maior numero de quilómetros, de dia como de noite, parando o menos possível para descançar. Entre a alucinação e o hipnótico, o filme penetra dentro da essência desta corrida meditativa. (M. C.)
Um filme como confessionário. As pessoas vão à igreja, sentam-se sozinhas num banco e rezam a Jesus, que é tudo para elas: pai e amigo, salvador, guia e muro das lamentações. Conhecemos um aluno que frequenta a missa todos os dias contra a vontade dos pais. Ele passa todo o seu tempo livre na igreja e diz tudo a Jesus, arrepende-se de tudo: das fantasias eróticas, bem como dos sonhos de ser um herói. E conhecemos também uma professora de química aposentada cujo parceiro a trai com outra mulher. Nas suas orações, ela anseia por vingança. Mas não é a vingança um pecado? Com rigor formal, Ulrich Seidl apresenta seis retratos fragmentárias de seis crentes que fazem perguntas, procuram respostas e expõem as suas preocupações a Jesus. Cada uma destas seis histórias abre um espaço íntimo, permitindo-nos uma visão do que pode ser chamado Deus.
O trabalho de Lewis Khlar desdobra-se entre as colagens, os recortes, uma escolha musical emotivamente avassaladora e uma coerência temática que lembra uma caixa de Pandora. Cada novo filme, ou episódio de uma série mais longa, causa uma perturbação inexplicável. Khlar é seguramente um dos grandes artistas do nosso tempo. (M. V.)
Uma exuberante experiência visual com insectos e borboletas, que parece desafiar as explicações das teorias evolucionistas e dos fundamentalistas. É como um sonho de mescalina de Charles Darwin.
Este filme é sobre MIM e sobre o que EU quero. Não é sobre TI e sobre o que TU queres. Pensas que tudo o que eu faço é sobre ti, mas não é. É sempre sobre mim‚Ķ
O primeiro IndieLisboa abriu com o filme Before Sunset (2004) de Richard Linklater e agora, dez anos mais tarde, a sequela Before Midnight, o terceiro desta trilogia, é mostrado na sessão de encerramento do festival. Em Before Sunset, Ethan Hawke e Julie Delpy reencontravam-se em Paris nove anos depois de se terem conhecido num comboio para Viena. Mal se atreviam a trocar números de telefone e preferiam deixar que o destino decidisse se voltariam a ver-se. Agora, 18 anos depois do seu primeiro encontro, estão na Grécia e debatem-se com as questões normais de qualquer relação. À semelhança dos filmes anteriores, não existe um enredo, somos espectadores das suas conversas enquanto passeiam por paisagens e monumentos europeus, com todo o tempo do mundo e, ainda assim, sempre com o tempo contado.
Who is Bozo Texino? é um filme baseado numa tradição com mais de cem anos chamada “hobo” e nos grafitis das linhas e carruagens de combóios. O projecto resulta de um estudo de 20 anos, filmado em 16 mm e Super 8, onde se entrevistam figuras lendárias do g
Jonathan Velasquez, Francisco Pedrasa, Milton Velasquez, Usvaldo Panameno, Eddie Velasquez são os Rockers, um grupo de amigos e skaters de Los Angeles, refugiados de El Salvador. No seu bairro são perseguidos por não se identificarem com a cultura hip-hop
Uma hipótese: um grupo de astronautas, em missão espacial, é impedido de regressar à Terra. O planeta tornou-se inabitável, por razões ainda desconhecidas (guerra mundial, um novo vírus mortal sem controlo possível, radiação total depois do desapareciment
Na Escócia do Séc. XVI, o jovem Sawney Beane anseia por uma vida aventureira e decide deixar o seio familiar. 40 anos mais tarde, o senhor Beane implora à mulher que procure o seu filho. Betty parte então à procura de Sawney com uma suspeita no coração.