Vivian, Lisa, Tanja. Três mulheres, três modelos, três amigas. Sempre a tentar constituir uma carreira, receber amor, encontrar o homem certo, ter o corpo ideal, elas andam de casting em casting. Conversam durante horas ao telefone com amigas, homens, mães, agências e fotógrafos. Esperam essencialmente em vão por emprego, e arrastam-se febrilmente entre discotecas. Vivian, Lisa, Tanja. Três modelos, três amigas, três rivais.
Secção: Observatório
Baseado em pessoas e eventos reais. Chung Chun-Tao nasceu em Taishan, China, e foi adoptada quando era pequena. O seu pai adoptivo morreu durante a Ocupação Japonesa e a mãe adoptiva mandou-a embora para trabalhar. Desde a adolescência, Chung Chun-Tao trabalha como amah – serva – para a família Leung. Conhecida como Ah Tao, ela tem assistido a todos os aspectos da vida da família. Alguns membros já morreram e outros emigraram. Agora, 60 anos de serviço depois, ela está a cuidar de Roger, que trabalha na indústria do cinema e é o único membro da família ainda em Hong Kong. Um dia, Roger chega a casa do trabalho e descobre que Ah Tao teve um enfarte. Ele corre para o hospital, onde ela anuncia que quer largar o emprego e mudar-se para um lar de idosos.
Que mundo é este em que vivemos onde 38 pessoas assistem a uma violação seguida de um brutal assassinato e fingem que nada se passou? Fosse por preguiça ou indiferença, a verdade é que ninguém ligou para a polícia enquanto durou aquele horror. E como é que alguém que começa a sentir remorsos pelo que não fez enfrenta a hostilidade daqueles que, aos poucos, sentem ameaçado o mundo em que vivem? Aqueles que preferem ignorar, a ver a frágil fantasia que os rodeia desestabilizada? Num trabalho de pormenor, digno de um artesão, Lucas Belvaux, reconstitui aquela noite com um tour-de-force final de uma violência angustiante. É bom ter o belga de regresso! (Rui Pereira)
Num grande apartamento no alto da cidade, aí vive o nosso casal. Eles estão apaixonados. Ela é pintora, ele é um actor de sucesso. Esta é apenas uma tarde normal – só que não é de todo normal, nem para eles, nem para ninguém. No dia seguinte, às 04h44 mais segundo menos segundo, o mundo vai chegar ao fim mais depressa do que o mais apocalíptico dos profetas se atreveria a imaginar. A extinção virá, não sem avisos, mas sem possibilidade de fuga. Não haverá sobreviventes. Como sempre há aqueles que, à medida que acendem o último cigarro e apertam a venda, continuam à espera de uma reviravolta favorável. De um milagre. Não é o caso dos nossos dois amantes. Eles – como a maioria da população da Terra – já aceitaram o seu destino: o mundo vai acabar.
Abel Ferrara abraça a sua origem italiana, agarra neste ego macho e na sua câmara digital e faz uma visita informal a uma das mais reputadas – pelo menos cinematograficamente – ruas de Nova Iorque, a Mulberry Street. Partindo do bairro de Little Italy, Mu
Maria, uma médica ucraniana, chega ao aeroporto de Faro, em Portugal, como turista. De todos os passageiros do avião, é a única detida e interrogada pela polícia de imigração. A situação transforma-se num pesadelo quando a polícia descobre que o homem que
Houve um evento marcante nos idos de 2000, entre as vizinhas Tailândia e Burma. Um grupo de guerrilheiros entrou por um hospital adentro e fez reféns uma série de pessoas. Este filme memorial olha para as sequelas deste acontecimento e segue esses guerrilheiros, numa espécie de viagem metafísica entre passado e presente, entre ficção e realidade. (M. V.)
A partir de imagens justapostas, sempre um pouco separadas, vai-se criando um ambiente festivo de uma atracção turística na ilha de Pentecôte, em Vanuatu. A videasta multipremiada francesa, documenta etnograficamente a tensão eminente do momento em que os
Inspirado na obra de Branquinho da Fonseca, é um remake neuro-gótico dum filme fantasma, realizado durante a II Guerra. Proibido pelo Ditador por retratar um tiranete, um vampiro marialva que aterrorizava os habitantes duma região montanhosa. A narrativa,
Robinson, alter-ego do realizador, regressa noutra das suas excursões, desta vez ao campo de Berkshire e Oxfordshire. Observador misterioso nosso conhecido pelas suas anteriores demandas em “London” e “Robinson in Space” parte para documentar as ruínas do
Notem bem: uma espampanantemente sexy ex-raínha de beleza viola o marido sete vezes. Parece possível? No seu novo documentário de ficção científica, Errol Morris investiga os limites da erecção masculina através da sua protagonista e menina querida dos me
Um dos pais do Cinema New Queer dos anos 1990 e um realizador independente verdadeiramente intransigente, Araki prova com a sua décima longa-metragem ‚ “Kaboom” ‚ que não amadureceu. Smith, um colegial e não assumido gay, sente-se atraído pelo colega de q
Neste filme os adultos comportam-se como crianças e as crianças como adultas. A criança é Lina, de sete anos, filha de Aya e de Louis, que vive com a mãe e Victor, o seu novo companheiro. Lina tem no filme uma presença assombrosa e reveladora. Não fosse Doillon, o realizador francês que melhor tem sabido filmar a infância. Lina é, ao longo do filme, a mais perspicaz observadora e comentadora do novo desejo de reaproximação dos pais. Estamos aqui muito próximos das comédias americanas de Cukor e Lubitsch, um casal separa-se e mais tarde somos confrontados com o seu novo renascimento… Doillon exalta através de uma mise-en-scène subtil e precisa a complexidade do sentimento amoroso e a sua inconstância. As personagens apresentam-se sem máscaras e procuram numa dança vertiginosa e perversa uma fidelidade superior – a da libertinagem – ou a da dita insustentável leveza do ser? (A. I. S.)
A verdade é que a culpa é toda do talibã. Se não tivesse matado três soldados americanos numa soalheira duna deserta do Afeganistão, não teria sido capturado pelo exército americano. Não teria sido transferido para uma base militar europeia para ser inter
“The Non Educated Delinquents” (título integral do filme) são os filhos de um Deus menor, as crianças destinadas a tornar-se a camada mais baixa da classe trabalhadora, os futuros prisioneiros e os sem abrigo de Glasgow. Uma Glasgow sufocada e socialmente
Omar e Emmanuel, um casal gay, estão prestes a terminar a sua relação quando Omar parte em viagem de negócios a Nova Iorque pedindo ao companheiro que saia de casa entretanto. Um drama centrado no modo distinto de viver uma experiência de separação. Dois
“No espaço confinado de um quarto, um velho deitado na cama espera-me há 30 anos. Tem um segredo e está morto por revelá-lo. Coloco a minha câmara DV aos pés da cama… Esgrimindo duas línguas, o francês e o ocítano, Jean Dougnac conta-me a singular hist
Numa Nova Iorque suja, John compra e vende aquilo que outros rejeitaram. Atrapalhado por tudo e por todos, confia em quem não deve e leva o tempo a confrontar-se com pequenos vigaristas. Nesta comédia de brandos desejos, onde tudo parece estar pouco vinca