The Silence Before Bach é uma abordagem à música e aos negócios e temas que a rodeiam através das obras de Bach. Um olhar sobre a relação profundamente dramatúrgica entre imagem e música em que esta última não é meramente concebida como subsidiária da imagem mas como um sujeito por direito próprio da narrativa. O filme irrompe a partir de uma estrutura musical pré-definida. A banda sonora é alimentada por obras de J.S. Bach e duas das sonatas de Felix Mendelssohn de modo a criar uma abóbada arquitectónica sob a qual a história do filme decorre. Um passeio pelos séculos XVIII, XIX e XX guiado pela mão de J.S. Bach.
Secção: Observatório
Num apartamento, um jovem casal e um prostituto tentam construir jogos S&M, mas desejos e vontade são vagos, contraditórios, incompatíveis.
Candidíase é uma parábola sobre duas raparigas, Cândida e Serena, que têm expectativas diferentes relativamente à sua relação.
Cândido nunca a amou. A manipulação é o seu jogo favorito.
Contado em tempo real e num plano único, Boxing Day documenta minuto a minuto os acontecimentos ocorridos ao longo de uma tarde da vida de Chris ‚ alcoólico em recuperação e pai alienado. A viver sozinho sob vigilância domiciliar, Chris está a preparar o almoço de Natal para a filha adolescente quando um velho amigo aparece e lhe relata a perturbante verdade sobre o novo namorado da sua ex-mulher. O filme documenta em meticulosos detalhes a lancinante jornada de uma família à beira da desintegração. À medida que a situação progride inexorável, somos envolvidos na história de um pai posto perante a decisão de expor o terrível segredo que ameaça destroçar a sua família.
Agathe passa férias sozinha à beira mar. Na solidão dos seus dias, encontra algo para fazer: um desporto que ultrapassa as suas capacidades físicas. Que importa! O importante é testar os próprios limites.
Derek, um asmático misantropo entusiasta do ciclismo e o seu estimado primo Bruno, pessoa sensível e tipicamente americana, vivem juntos num pequeno apartamento em Trenton, Nova Jérsia. Com os seus temperamentos opostos, os dois tentam, com dificuldade, dar-se bem.
Pierre, 58 anos‚Ķ Prisioneiro do seu passado‚Ķ Incapaz de lidar com a solidão‚Ķ Com o tempo‚Ķ Com o mundo exterior‚Ķ Usa substâncias psicotrópicas‚Ķ Refugia-se em casa‚Ķ O único lugar onde o seu sofrimento diminui‚Ķ À espera de inspiração‚Ķ Tem um bloqueio de escritor‚Ķ Tem um encontro de almoço com um amigo‚Ķ Um velho amigo‚Ķ O amigo não aparece‚Ķ Toma conhecimento da sua súbita morte‚Ķ Vê-se a braços com a lei‚Ķ a família‚Ķ a perda de vontade‚Ķ A sua infecção HIV‚Ķ A urgência de começar uma terapêutica tripla‚Ķ Sozinho consigo próprio‚Ķ Controla-se‚Ķ Volta a ver uns amigos‚Ķ Vive as suas fantasias‚Ķ Acaba como mulher a vaguear por Pigalle‚Ķ
A filha adolescente de Nokiro matou uma das suas colegas, filha de Junichi. Um ano mais tarde, numa pequena cidade industrial na região de Hokkaido, Junichi e Nokiro vêem-se todos os dias sem trocarem palavras ou olhares. Prostrados pela dor, ele e ela são incapazes de sentir. Subitamente ele oferece-lhe um presente. Verifica-se uma mudança em pequenos detalhes das suas vidas. A existência de ambos torna-se reciprocamente mais forte, redimida pela vida de que os dois tinham desistido. Reconquistam o gosto pela vida, dominados por um amor que os transforma apesar de si mesmos. Lírico, cru e sensível, este filme dá a ver todos os pequenos detalhes de que a vida é feita e presta-lhe tributo.
Numa viagem entre Viseu e Lisboa, Jorge Silva Melo reconstitui para o actor Pedro Gil a sua relação com Álvaro Lapa, as entrevistas que realizou com o artista, os anos passados a ver crescer uma das obras mais singulares da arte portuguesa. E a questão: o que é a literatura? Uma demorada viagem iniciática em que se revê toda a obra pictórica e literária e que termina com a declaração de Álvaro Lapa: Disponível, disponível é a juventude. Mesmo que seja incapaz, incompetente, estouvada, destrutiva. Mas é disponível”.
Ana e Ricardo acabaram de mudar para uma casa nova num condomínio privado. Ana relaxa, Ricardo arruma os livros nas estantes, Sofia, a emprega, faz limpezas. Lá fora, os vizinhos jogam golfe.
Tavi, um homem de trinta e muitos anos, descobre que Alexandra, a filha de quatro anos, já não lhe chama Papá.
Karcsi, um rapaz da etnia Roma de uma aldeia húngara, morreu de embolia pulmonar na primavera de 2006, pouco depois do seu 10º aniversário. Colegas e amigos recordam-no e contam a sua história. A memória e a imaginação misturam-se na narrativa sensível e colorida sobre o amigo morto. O mundo adulto está simultaneamente longe e presente. Karcsi permanece invisível ao longo do filme, mas a sua presença é desenhada em cada palavra e em cada gesto dos miúdos.
Três locais diferentes de prostituição: Tailândia, Bangladesh e México. A primeira parte passa-se num bordel-aquário onde as prostitutas estão sentadas atrás de um vidro iluminado, como modelos prontas para uma passerele, à espera que os clientes as escolham. A prostituição na Tailândia é uma rotina diária, um serviço ao cliente, uma empresa de entretenimento que contrasta com as duas outras cidades. Em Bangladesh, as mulheres vêem o seu trabalho como um serviço social: se não prestassem os seus serviços, os homens estariam a violar mulheres nas ruas. Elas sacrificam a sua dignidade todos os dias por dinheiro. No México, vemos a profissão ser literalmente glorificada, enquanto Glawogger filma uma prostituta a trabalhar. Imagens maravilhosas e excepcionalmente editadas, acompanhadas pelos sons de PJ Harvey e Cocorosie, constituem uma tela voyeurista da profissão mais antiga. (Nina Veligradi) Three different locations of prostitution: Thailand, Bangladesh and Mexico. The first part is set in a fish tank brothel, where the prostitutes are sitting behind a lit glass like models ready for a runway, where customers chose. Prostitution in Thaland is an everyday routine, a customer service, an entertainment business in contrast with the two other cities. In Bangladesh, women are approaching their job as a social service. If they didn’t perform their services men would be raping women on the streets. They sacrifice their sence of shame everyday for money. In México, we are getting literally the glory of the profession, where Glawogger is filming a prostitute at her service. Worderful images exceptionally edited accompanied by the sounds of PJ Harvey and Cocorosie constitute a voyeuristic camvas on the oldest profession. (Nina Veligradi)
Em 1988 o pai do realizador Corneliu Porumboiu, Adrian Porumboiu, apitou um jogo entre o Dinamo e o Steaua de Bucareste que teve transmissão televisiva. Neste documentário recuperam a filmagem integral do jogo e os dois, pai e filho, comentam-no à luz do interesse que teve na época, um ano antes da revolução que levou à queda de Ceausescu. Na altura Corneliu Porumboiu tinha uns sete ou oito anos e lembra-se de ter atendido na véspera um telefonema em que alguém dizia que se ele quisesse voltar a ver o pai o melhor era impedi-lo de arbitrar aquele jogo. Vinte cinco anos mais tarde revemos uma partida de futebol debaixo de uma neve intensa entre uma equipa que representava o exército (o Steaua) e outra a polícia secreta (o Dinamo). A partir de imagens de qualidade duvidosa, os dois conversam para lá do jogo, revisitando o contexto e as condições em que foi executado, e questionando sempre a possibilidade das coisas terem acontecido de outra forma, de o jogo ter sido outro.
No mais recente filme de Joaquim Pinto e Nuno Leonel, O Novo Testamento De Jesus Cristo Segundo João, Luís Miguel Cintra dá voz a um texto que testemunha e materializa a experiência de Cristo. Filmado no exterior, no Mundo, até ao pôr-do-sol, é através do domínio da palavra, da espessura da voz, da respiração e do corpo do actor que, num espaço amplo e ao ar livre, somos convidados a sentir através dele essa experiência espiritual, para lá das nossas convicções religiosas.
Depois de já ter estado no IndieLisboa com os filmes J’ai Tué Ma Mère, em 2010, e Les Amours Imaginaires, em 2011, Xavier Dolan regressa com Tom à La Ferme, a história de um homem, Tom (interpretada por Dolan), que vai até ao campo para o funeral do companheiro, morto num acidente de automóvel. Ao chegar, dá conta que ninguém o espera ou sequer desconfia daquela relação e da orientação sexual de Guillaume, o amante morto, e que por isso o acolhem tão bem. Mas se a simpatia da mãe advém da sua ignorância, que faz de Tom apenas um amigo, o irmão de Guillaume, machista e homofóbico, começa a questionar a sua presença, tornando-se uma ameaça e criando uma tensão que a banda sonora de Gabriel Yared (que compôs para filmes como Betty Blue e The English Patient) acentua de forma brilhante.
É sombria a história do fotógrafo húngaro Oskar Benedek, que a 7 de Fevereiro de 1944, dia em que inaugurava uma exposição do seu trabalho, desaparece. Sessenta anos mais tarde, La part de l’ombre, vai tentar desvendar o seu misterioso destino.