Há nove anos atrás em Before Sunrise, Jesse (Ethan Hawke) e Céline (Julie Delpy) dois viajantes de 23 anos encontraram-se em Viena, apaixonaram-se e separaram-se 24 horas depois, com a promessa de se encontrarem de novo seis meses mais tarde. Jesse está agora em Paris para promover o seu novo livro que se baseia nesse encontro. Céline vai a uma sessão de leitura. Depois, em apenas cerca de uma hora que Jesse tem até partir para o aeroporto, passeiam por Paris, soralenga e impossivelmente romântica, conversando. Ambos foram claramente afectados pelo seu anterior encontro, e agora dada uma segunda oportunidade têm que decidir o que fazer a seguir.
Secção: Observatório
Quando uma equipa televisiva ambulante de directos noticiosos consegue filmar a derrota de um batalhão da polícia contra cinco assaltantes de um banco, no meio de uma chuva de balas, a credibilidade da força policial é posta em causa. Querendo capturar os ladrões a todo o custo, os polícias de toda a cidade, cerca de três mil, são mobilizados para patrulhar todas as vias possíveis de fuga e os limites da cidade. Numa investigação completamente diferente, o detective Cheung descobre acidentalmente o esconderijo dos assaltantes que depressa se vêem cercados de milhares de polícias, incluindo a equipa de Cheung. Entretanto, tentando vencer os media no seu próprio jogo, a inspectora Rebecca decide transformar a operação num verdadeiro espectáculo televisivo, entrando no edifício com a sua equipa, com câmaras instaladas nos capacetes, de forma a poder filmar o desenrolar dos acontecimentos. Toda a gente em Hong Kong está colada à televisão, ansiosa por não perder os últimos pormenores em directo. Infelizmente para todos, há ainda um outro gang a ocupar o edifício e a equipa de Cheung, atacada dos dois lados, sofre baixas severas. Só que Rebecca transmite sempre boas notícias; a verdade só é clarificada quando são divulgadas algumas imagens de um circuito fechado de televisão.
Não há uma pessoa no mundo que tenha escolhido o lugar para nascer. Há fronteiras que basta um braço estendido para serem atravessadas. Para que serve uma fronteira? A União Europeia cresce, mas pode um conjunto de países crescer fechando-se a outros países que geograficamente lhe estão ao lado? Este pequeno filme é feito de imagens que vemos todos os dias na televisão e que passam pelos nossos olhos como se fossem um carro de fórmula 1, foram retrabalhadas, reenquadradas e postas a andar mais lentamente.
Começando pelo fim, gradualmente ficamos a saber o que aconteceu a Eva, ao seu marido e à sua filha numa história sobre as consequências das nossas escolhas.
Um curioso e remoto lugar costeiro torna-se um vibrante testamento gráfico dedicado ao efémero.
Cooperação e conflito entre animação clássica e por computador. Existem duas técnicas diferentes, dois mundos, duas pessoas. Quem ganhará?
Desde la Memoria são memórias da Guerra Civil Espanhola e da ditura de Franco. Excertos de entrevistas com testemunhas da época, material de arquivo manipulado e retratos do quotidiano da Espanha actual, foram condensados numa montagem experimental. Imagens e fragmentos sonoros associam-se, evocando – como uma torrente colectiva de memórias – a miséria em tempos de guerra e opressão.
Prémio TOBIS para o Melhor Filme Português
Todas as manhãs são travadas nas casas de banho do mundo inteiro inúmeras batalhas em frente dos espelhos. Pele macia, dentes brancos, proporções perfeitas. Todos tentamos combater as forças da natureza e melhorar o aspecto. Para o nosso herói, é habitualmente uma conquista fácil, mas um dia algo muda e ele depara-se com inesperados problemas com um pelo teimoso.
No interior de uma ventosa escada de Edimburgo, um débil velhote tenta a todo custo subir tantos lances de escada quantos possível para atingir o topo.
Um homem vagueia de bicicleta por uma paisagem cam-pestre vazia. Está a tentar encontrar uma casa isolada ‚ herança de família. Os habitantes locais desconfiam uns dos outros e de todos os intrusos que entrem no seu mundo. Ostracizam todos os que tentarem desafiar as suas leis, mesmo que estas não estejam escritas. É isso que acontece a uma rapariga de quinze anos que, nesse dia, é brutalmente assassinada.
História de amor e de violência, Breathless é um retrato de um gangster. As linhas com que se cose o presente do protagonista são as que conhecemos de muitos outros gangsters ‚ e passa incontornavelmente pela força. Dos que se cruzam com ele, ninguém escapa, nem mesmo os seus compinchas, até ao dia em que uma pessoa não se intimida e o confronta. Mas por esta altura já os punhos estão em segundo plano. Quem está na origem desta mudança é uma jovem cuja situação familiar (violenta, angustiada) está muito próxima do passado do próprio gangster. Aos poucos, a relação de ambos cresce, criam-se laços ‚ ainda que subtis. Mas a história regressa ao seu epicentro natural ‚ o gangue ‚, quando o irmão da jovem se junta aos rufias. Breathless é a estreia de Yang Ik-June como realizador, que interpreta ainda o protagonista e é o responsável pela produção e pelo argumento.
Pintura é movimento. Meio caminho entre a ferramenta e a tela, Oïo descobre as forças da natureza e reinventa o mundo ao correr da tinta. Esta curta metragem é uma experiência que conjuga pintura abstracta e a forma cinematográfica gerando uma obra de arte flexível: uma cinepintura”. “
Amor, traição, vingança e… Zombies!
Um Yakuza perde o dinheiro e as estribeiras numa luta ilegal realizada num clube nocturno: começa a disparar a sua arma ao acaso. Quando a polícia está prestes a chegar, cada uma das pessoas ali presentes tem a sua razão pessoal para querer fugir.
Narrada através da manipulação de marionetas, esta história acontece no mundo interior de uma velha senhora depois da sua morte, e acompanha a viagem da sua neta na compreensão dos seus sonhos não concretizados.
O relato de viagem como sismógrafo do estado de espírito de uma nação: One Year Later – Interviews und Radio de Niki Lerch parte de uma simples experiência para analisar o trauma da opinião pública americana após os atentados terroristas de 11 de Setembro de 2001. Um ano depois da catástrofe, o realizador percorre a costa oeste dos Estados Unidos e faz uma recolha ao acaso dos efeitos engendrados pelo 9/11.
Jed e Chloe têm vinte e poucos anos, estão apaixonados – e são deficientes mentais. Quando Jed causa acidentalmente a morte deo gato de Chloe, que ela ama quase tanto com a Jed, ela fecha-se no silêncio e perde a vontade de viver. Convencido de que deverá haver alguma coisa que volte a dar sentido à vida dela, Jed parte à procura. Pensa encontrar a solução em Max, um traficante de quem se torna amigo, mas acaba por descobrir que a solução está em si próprio. Só que, quando chega ao hospital a cama de Chloe, que tinha entrado em coma, está vazia…