Em Londres, “Swallows” traz a espera de uma vida num país e numa casa que não é a nossa, longe da relação que deixámos para trás.
Secção: Novíssimos
“Mapa Museu” desconstrói o espaço arquitectónico do CCB para criar um puzzle cinematográfico.
“Logística” faz o retrato de um jovem grupo de amizades marcado por uma ida para outro país.
“A Rapariga Ideal” traz as memórias de juventude de duas mulheres que cresceram, na Mocidade Portuguesa, à imagem do regime.
Em “Última Noite”, um jovem faz uma última ronda antes de abandonar o colégio interno onde viveu metade da sua vida.
“A Rapariga de Berlim” filma o segundo capítulo de uma relação numa Lisboa solitária e poética.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Proin et commodo lacus. Ut accumsan ante ut eros placerat aliquet. Cras vulputate eu lacus eget ultricies. Vestibulum eget sem ut enim malesuada sagittis sed eget sapien. In vestibulum aliquet turpis tincidunt interdum. Proin at nulla a tellus eleifend eleifend. Quisque at mi metus. Proin ac risus id orci commodo ullamcorper. Nam ligula augue, porttitor at dictum id, facilisis id leo.
O Silêncio Entre Duas Canções conta a história de dois irmãos, Lucas e Laura, a viver temporariamente em Berlim; a relação de enorme dependência entre os dois é abalada quando Lucas revela a vontade de permanecer na cidade, oposta à de Laura que só pensa em ir embora.
Sisters é uma ficção construída a partir de imagens de proveniências diversas que acompanham um texto que conta como uma mãe, obcecada com a beleza delicada dos filhos, decide criá-los como raparigas e como eles crescem resignados com o facto, ao mesmo tempo que inventam uma vida fora desses corpos.
O Primeiro Verão marca os primeiros anos da nossa vida: somos mais livres depois do nosso primeiro Verão, daquele que nos faz tomar as primeiras decisões, que nos dá tempo para sentir as coisas à nossa maneira, sem pressa. Este filme tem o tempo de umas férias de Verão passadas em trabalhos temporários, aulas de condução, passeios no rio e amores ingénuos. Isabel conhece Miguel e todos os dias se aproximam um pouco mais. No Verão as coisas têm um ritmo próprio e não é certo que a estação seguinte perpetue a leveza desses dias quentes e livres. Este primeiro filme de Adriano Mendes também tem essa ingenuidade, esse encanto do primeiro Verão, sob o sol dos longos passeios, quando nada pode correr mal. Mas a estação seguinte traz novas provações e é preciso saber cuidar dos amores de Verão.
Uma Vida Mais Simples é a vida de uma família em África contada a partir dos filmes em 8mm que o avô da realizadora fez em Moçambique e na África do Sul entre 1954 e 1978; enquanto as imagens passam, os avós recordam aqueles momentos e as muitas histórias que eles encerram.
Tudo vai sem se dizer é um documentário que Rui Esperança, o realizador, dedica à avó Arminda, dona de uma loja de artesanato em Viana do Castelo. São os dias da avó no presente e num passado lembrado em filmes de família e numa carta que o avô lhe escreve do Ultramar em 1958.
Em Gata Má existe uma menina cujos melhores amigos são gatos; a menina é, como diz a mãe, especial; já os gatos, isso só ela sabe, às vezes são maus.
Para reivindicar os seus direitos laborais, os trabalhadores dos transportes públicos decidiram retirar o som aos comboios em circulação. Esta frase abre o filme Meio Corte que segue nesta mesma lógica de introduzir alterações à passagem do comboio, sempre no mesmo local.
Ana cresceu numa instituição de acolhimento e aos dezassete anos tem ao seu cuidado Leandro, uma criança de dez. Depois de receber uma proposta de apadrinhamento já inesperada por parte de Rita, uma mulher solitária que vem ao seu encontro, Ana procura então separar-se da criança para poder partir.
Em Escala um homem regressa à sua terra, muitos anos depois de se ter visto forçado a deixá-la, e tenta rever as caras e os lugares do tempo em que era de lá; mas a procura só evidencia a distância que o separa daquele lugar.
Em Cada Lar Perfeito Um Coração Desfeito, é um filme que recorre às sete fases do amor enunciadas por Stendhal para, em sete segmentos, falar do desamor ou da realidade da desilusão.
Alda fala da transformação do mundo rural e das consequências para quem sempre ali viveu e já só se identifica com o interior da própria casa.