Mestre descreve a noite em que Mário celebra a conclusão do seu mestrado. Um velho amigo junta-se às comemorações, mas com ele vem uma antiga quezília.
Secção: Novíssimos
Helena e Sara, duas irmãs gémeas de doze anos, ficam ao cuidado do vizinho Vicente: O Meu Pijama retrata o despertar da sexualidade na doçura de uma noite de Verão.
We All Die as a Work in Progress é um filme-ensaio feito com centenas de fotografias, tiradas numa formação em soldadura, organizada pelo Centro de Emprego de Alverca.
Anda até Mim, do Royal College of Arts, é uma delicada animação intimista sobre a jornada que faz de uma menina uma mulher.
Dois jovens, Tiago e Sofia, não se vêem há mais de dois anos: Laranja Amarelo traduz os movimentos da sorte e os caminhos sem rumo.
Em Harare, capital do Zimbabué, uma casa hospeda memórias da emigração portuguesa que ficaram marcadas nas paredes: Permanência descreve o devir de um lugar.
Num dos dias mais quentes do ano, numa fábrica metalúrgica, um homem vê-se impedido de ir ao aniversário da filha: Ferro Sangue é sobre o desespero e uma consequente espiral de violência.
Lurdes trabalha na Lavandaria do Idoso, em Almada e não há nódoa que lhe escape nem ruga que lhe faça frente: Metade Vai retrata um país envelhecido, através daqueles que lidam directamente com os efeitos do tempo (e que igualmente não lhe podem escapar).
Em Vigília acompanhamos um seminarista timorense entre a comunhão religiosa e o isolamento da língua e da cultura.
Uma entrevista de trabalho, dois amigos, favores, futebol, cigarros, segredos e mentiras, em Prefiro Não Dizer.
Marc Augé cunhou a expressão “não-lugar”, em Não-Tempo exploram-se os intervalos em que se permanece confinado nesses locais através de imagens captadas em transportes públicos.
Maxamba foca-se num casal de alfaiates de origem indiana, vindos de Moçambique, defronte a demolição do seu bairro, a Quinta da Vitória: um arquivo da memória dos seus habitantes.
Um caixa de placas fotográficas dos anos 1930 em Paris fazem de Jean-Claude uma investigação sobre uma família nos dias que antecederam a Segunda Grande Guerra.
Hora di Bai é uma expressão que se refere ao “evasionismo” do povo de Cabo Verde, o filme retrata a destruição iminente do bairro 6 de Maio e dos laços dos seus residentes.
Junto ao Tejo, à Borda d’Água, uma aldeia preserva ainda a mestria da pesca à lampreia e ao sável no corpo de um casal idoso. Tudo tem o seu princípio e o seu fim.
Uma casa sombria cheia de testemunhos do passado, três gerações presentes e uma promessa, em A Minha Juventude.
O bar de estreia dos Beatles empresta o seu nome a “Cavern Club”, a história de um montador perdido entre uma Lisboa turística, uma precária indústria de cinema, e manifestações de uma geração sem futuro.
Londres serve para um encontro entre a cidade real e a cidade imaginada em “Meeting Point”.