Magnetic Movie

As vidas secretas dos campos magnéticos invisíveis são reveladas como geometrias caóticas em constante mudança. A acção decorre integralmente nos Laboratórios de Ciências Espaciais da NASA, UC Berkeley, registando as descobertas de cientistas espaciais. Estamos a observar uma série de experiências científicas, o fluxo do universo, ou o documentário de um mundo de ficção?

Left Ear

Quando Boré migra para a Austrália com a sua autoritária mãe polaca, pensa que está a chegar ao paraíso. Em vez disso encontra uma confusão de mundo. Quando uma mulher, Kym, lhe expõe a sua orelha esquerda. Boré interpreta o gesto como um sinal secreto. Armado com a sua câmara, dá uma volta errada pelo mundo de Kym. A sua obsessão leva-o em direcção à linha que separa a normalidade da loucura. Uma vez cruzada esta linha, tudo é possível. O amor torna-se paixão e a paixão absolve-o de qualquer crime.

Le Prologue du Collier de la Reine

Em 1784, durante uma pequena viagem de barco, o conde Cagliostro anuncia profecias de desastre a vários membros da nobreza. As margens do Loire assombradas por uma conversa de Alexandre Dumas.

Ming xing pian

Uma mulher chinesa escreve postais de Pequim para a Europa. Não vemos a mulher nem o homem, só vemos a câmara contemplar Pequim com um olhar melancólico.

Notes from a Bastard Child

Arrumado algures entre o poético e o antropológico. O filme apresenta uma perspicácia notável e uma estrutura casual. Damos com fragmentos de conversas e pedacinhos de ambiente, mas esta perspectiva resulta num filme que deixa uma impressão em termos gerais calorosa. O filme de Silva parece ter implícito que ele é um realizador impuro, um bastardo que desenha sobre tradições disponíveis mas as tece até que formem inesperados domínios de experiência.

Rondo

Curta-metragem experimental sobre a mudança. Originalmente filmado em 8mm, não contém diálogos e baseia-se numa estrutura circular, tentando descrever o estado de espírito de uma pessoa entre acontecimentos, experimentando a mudança. O enredo é mais uma referência à estrutura de um épico do que uma narrativa. A par da fotografia, a música desempenha um papel relevante no filme.

Pic-nic

Agosto, uma praia do Mediterrâneo. Com estas coordenadas, Pic-Nic foca um grupo de personagens que, ainda que de passagem por essa mesma praia, parecem ter estado sempre ali, na sua rotina de vizinhos de toalha ou no anonimato da massa que dormita debaixo das suas sombrinhas. O olhar da câmara, pausado e incisivo, consegue que um conjunto de cenas quotidianas se converta numa reflexão lúcida sobre o homem contemporâneo e sobre o paradoxo em que se converteu aquilo a que chamamos ‚ porventura ingenuamente ‚ tempo livre.

Profit Motive and the Whispering Wind

Meditação visual sobre a história do activismo americano visto através de cemitérios, marcos históricos, memoriais e epitáfios fúnebres. Inspirado em Uma História do Povo dos Estados Unidos de Howard Zinn, o filme propõe-se como uma ode aos que lutaram pelas suas convicções, à presença poderosa do lugar e do protesto na história e à paisagem americana. Sem narração off nem diálogos, é pontuado por imagens de vento nas árvores em evocação das vozes esquecidas das primeiras vítimas da nação e de todos aqueles que desapareceram da memória cultural americana, e cujo espírito e legado mantém hoje relevância.

Rauschen & Brausen I

Andares de arranha-céus empilham-se ao fundo, erguendo-se no vazio. Em frente, tráfico ensurdecedor que não toca o chão. Os veículos movem-se velozmente no ar, os arranha-céus não assentam em nada. A imagem está toda em suspensão. Um zoom para trás contínuo expande a vista sobre este cenário, atravessa o espaço entre a proximidade e a distância, dilui-se do concreto ao abstracto, do tangível ao incomensurável. A música vagueia à volta da imagem

Saeftinghe

Versão contemporânea e poética da história de Verdronken Land van Saeftinghe (Terra Submersa de Saeftinghe). No século XVI, a aldeia e pólder de Saeftinghe, na orla leste de Zeeuws-Vlaanderen (parte da provincia holandesa de Zeeland), desapareceu debaixo de água, e o mar reinou desde então. O artista, que cresceu em Zeeland, aprendeu esta fantasiosa história nos joelhos da mãe.

Silencio

Um sonoplasta parte em busca do mais raro dos sons – o silêncio.

Tejút

Doze sequências filmadas em planos únicos em diferentes lugares ‚ uma pradaria à noite, uma estrada, um pátio cercado de edifícios, uma casa de banho pública ‚ habitados por seres humanos de imagens e actos bizarros. As suas origens étnicas não são importantes, os espaços que habitam são universais, o filme insiste na percepção individual das imagens. Cada elemento visual e sonoro é meticulosamente seleccionado para criar os diversos ambientes e para emergir o espectador numa experiência sensorial íntima.

Sog

Um edifício acaba por ser tão afectado pela atmosfera deixada pelas pessoas que desenvolve uma reacção alérgica.

Super Smile

Effie Wu é uma fada boa ou uma bruxa maléfica? Nem uma coisa nem outra. É a encantadora anfitriã que o recebe em casa, lhe dá as boas vindas e o hipnotiza prendendo-o com o seu **Super Sorriso** antes que você esfregue um olho. Vai flutuar de bom grado enquanto ela anda de sala em sala desempenhando as suas tarefas: não há fuga possível. Uma proposta encantadora.

Suspension

Olhando as formas em incessante mudança – imagens espelhadas que se desenvolvem perante os nossos olhos como testes Rorschach animados a preto e branco – uma pessoa pode ser levada pelas visões que elas induzem ou, inversamente, sentir-se frustrada por não perceber exactamente o que aí está representado. O filme regressa à abstracção. A contemplação perde então o complexo agrafamento desconstruindo as figuras; em suspensão por quatro minutos.

The Screening

Uma noite, numa floresta. As actividades usuais dos animais são interrompidas: um grupo de homens senta-se em frente a uma superfície branca que ilumina a escuridão. O projecto foi mostrado como Statement Artístico, na Art Basel 38. Realizou-se de facto uma projecção nocturna, nos bosques. A floresta viu tudo. O público também, guiado até lá à luz de tochas. Viram-se portanto um ao outro. O filme é uma duplicação incessante, uma mise en abyme.

Time Away

Estradas tão rápidas quanto o olho pode ver… O tempo que passa muda o que se julgou conhecer.