Um ciclista tem um furo e não consegue continuar, o destino parece não o querer deixar partir, ele está num lugar estranho à deriva, mas não é só ele Le naufragé.
Secção: Herói Independente
Após o enorme sucesso de Turks fruit, o seu filme anterior, a pressão sobre Paul Verhoeven era enorme. O holandês volta, no filme mais caro no país à data, ao tema da prostituição, mas agora relacionado com a corrupção do dinheiro, numa história que buscava um tom realista e épico sobre uma família que vem de uma cidade menor para Amesterdão tentar ganhar a vida, em finais do século XIX. Keetje Tippel é uma das filhas da família que rapidamente percebe que, sempre que tenta alcançar algo, é o corpo que lhe pedem como paga. Com Rutger Hauer.
Het korps Mariniers é um documentário realizado enquanto Paul Verhoeven cumpria o serviço militar na marinha.
Os filmes do período americano de Paul Verhoeven oscilam entre a ficção científica e o erotismo. Mas do aço de RoboCop (1987) às pernas de Sharon Stone em Basic Instinct (1992) há hipóteses intermédias. É o caso de Hollow Man, a última obra em terras de tio Sam, que adapta o clássico da literatura de H. G. Wells, The Invisible Man. Kevin Bacon é Sebastian Caine, investigador que, depois de descobrir a forma de tornar os animais invisíveis, resolve experimentar o mesmo em si. Sem conseguir reverter o processo, invisível, Caine começa a deixar-se afectar…
Esta co-produção americana, holandesa e espanhola marca o início do período americano de Paul Verhoeven e o fim da colaboração com Rutger Hauer, que durou seis filmes. Inspirado em The Wild Bunch de Sam Peckinpah, e adaptando uma série de televisão holandesa, esta aventura procura retratar, sem o romantismo convencional, os conflitos e violência do período da Idade Média. Mais particularmente em 1501 quando um grupo de camponeses mercenários tenta vingar-se de um nobre traidor a quem ajudaram a recuperar o seu castelo. Filme de culto da era VHS.
De inspiração no tempo de escola de Paul Verhoeven, o cenário de Feest! é o próprio liceu que o realizador frequentou.
A primeira longa metragem de Vincent Macaigne como realizador tem a caução de um imortal. Baseado na peça de Molière, Dom Juan, ou le Festin de Pierre, e filmado em apenas 13 dias com o cast original da Comédie Française, o filme procura desconstruir a dialéctica senhor-servo das célebres personagens de Dom Juan e Sganarelle. A busca da verdade, a melancolia, a aproximação ao limite da intimidade são tudo elementos de uma mise en scène irreverente num filme não menos surpreendente.
Eén hagedis teveel é o filme de estreia de Paul Verhoeven e foi realizado quando este era ainda estudante em Leiden.
De worstelaar é a última curta metragem antes de Paul Verhoeven se mudar para as longas durações, tendo sido feito quando já tinha alguns anos de experiência na televisão holandesa.
O último filme de Paul Verhoeven feito sem dinheiro americano é um thriller misterioso sobre um escritor alcoólico, bissexual, que tem frequentes visões da morte. Numa viagem para dar uma conferência, Gerard sente-se atraído por Christine, uma bonita e misteriosa mulher. Depois de se envolver com ela, tem uma visão da Virgem Maria que o avisa que essa mulher é uma viúva negra e que ele será a sua quarta vítima. Sobre o filme, o realizador confessa que exagerou o simbolismo e as referências bíblicas para agradar à crítica. Ao que parece deu resultado.
Em De lifters Paul Verhoeven filma uma ficção inspirada na sua juventude entre viagens à boleia.
Dois irmãos e a morte do pai, o confronto entre o filho renegado e o filho querido (que recebeu toda a herança): Ce qu’il restera de nous foi a primeira vez que Vincent Macaigne escreveu e realizou.
O primeiro filme e curta metragem de Mia Hansen-Løve.
Depois de frequentações sociais em Nova Iorque que tinham Fred Astaire como código de elegância, Whit Stillman muda-se para Barcelona e trabalha como agente de filmes. Inspirado pela frequentação de repatriados americanos e círculos sociais europeus com outros códigos de sedução e conduta, o realizador espelha esse choque cultural em “Barcelona” e eleva o desenvolvimento da sua linguagem para outros níveis, assim como o reflexo da linguagem corporal, da disposição dos seus corpos, e da luxúria de uma geração que vive as suas primeiras experiências de independência financeira. Uma Barcelona íntima e política, superior a outras versões (como Woody Allen).
Após um interregno, Whit Stillman regressou à realização com mais um olhar sobre um momento da sua vida: os tempos passados em Harvard e a vivência dos seus núcleos, fraternidades e relações. Greta Gerwig, nova heroína do seu universo (e do cinema do “herdeiro” Noah Baumbach), presta-se à contradição de figuras tocadas pela ingenuidade e o egocentrismo. Responsáveis pela gestão do centro “anti-suicídio” da faculdade (promovendo aulas de sapateado e salsa), Gerwig e o seu grupo acabam por formar a homenagem do realizador à inteligência e perversidade das comédias de Preston Sturges e aos musicais de Fred Astaire.
Conta-se que o argumentista Joe Eszterhas escreveu o argumento deste hitchcockiano thriller erótico que deu a conhecer ao mundo o talento (e o corpo) de Sharon Stone, em apenas 10 dias, ao som dos Rolling Stones. Stone é uma escritora suspeita de assassinar o marido e Michael Douglas um detective com um passado atribulado chamado a investigar o caso. As cenas de sexo coreografadas por Paul Verhoeven tornarão Douglas e Stone nos “Fred Astaire e Ginger Rogers dos anos 90 na horizontal” e o filme conhecido pelo descruzar de pernas mais famoso da história do cinema.
21.04.02 foi o dia em que Jean-Marie Le Pen passou à segunda volta das presidenciais francesas.
Arman (Vincent Macaigne) é um homem que procura mudar de vida. Começa a fazer jogging e numa das corridas, encontra Amélie, por quem se aproxima após alguns inesperados incidentes. Também Benjamin, o seu amigo, tem uma história para contar, ao apaixonar-se pela sua terapeuta, no hospital no qual tem de passar semanas devido a um súbito ataque. São estas memórias, acidentes e amores que Sébastien Betbeder filma, como notas daqueles que marcaram o seu passado recente. A estrutura em capítulos ou as personagens a falar para a câmara pontuam este olhar bastante pessoal.