Uma instalação com facetas diferentes: dois amigos num exercício de masturbação em que ambos saem a perder e a coleção de imagens que poderão explicar a aparente impotência.
Secção: Foco Silvestre
Ao espelho, um homem desvenda-se, sem a armadura estética (lentes de contacto, dentadura) do dia-a-dia em público.
Com o potencial de provocar medo nos corações dos mais duros, este filme experimental cria uma colagem de filmes de terror para contar uma história onde “suspense” e “choque” são as palavras de ordem.
Um retrato fílmico do cineasta Miles McKane, por Yann Beauvais, ambos fundadores da Light Cone.
O final da Segunda Grande Guerra incluiu a angustiante punição em praça pública de mulheres que tiveram relações com soldados alemães durante a ocupação.
Onze minutos de confusão, em que o espectador entra num mundo onírico onde consciente e inconsciente se sobrepõem. Será a mulher adormecida que se afunda no sono ou o filme que se afunda nela?
Um diário ao longo de 12 anos transformado em filme não-objectivo que relata acontecimentos relevantes para o autor e a sua relação com o movimento artístico e literário Letrismo, fundado por Isidore Isou.
O perigo iminente do turbilhão do comboio a passar. Mas está tudo bem, é só uma imagem nos ecrãs que são as janelas deste apartamento.
Tudo parece estranho até que, num traveling em dois momentos, se revela a beleza da noite.
A solidão no meio da multidão que passeia num espaço sem indicação da sua localização, sem sons. Apenas os fragmentos de diálogos captados por um programa de auto-aprendizagem conferem uma narrativa às imagens.
Um filme frenético e pessoal, marcado pela aleatoriedade dos assuntos, tal como um caderno de pensamentos coleccionados com o passar do tempo.
Uma coreografia celestial que nos fala da libertação absoluta de referências e narrativa. Contra um céu estrelado, figuras (os alunos da Metropolitan Opera Ballet School de Nova York) mostram-nos o universo interior do ser humano, no qual este entra ao adormecer.
Duas miúdas pequenas, capas de vampiros e uma propensão para a diversão. Assim se brincam com os motivos recorrentes e clássicos dos filmes de terror, jogando com identidades de género e dinâmicas de poder.
Fragmentos da cara da artista projetados em chávenas, explorando a expressão inglesa “I’ll be mother”, dita por quem serve o chá.
Mimi Minus é filmada em pleno acto masturbatório, enquanto a câmara se afasta até o seu corpo se confundir com a paisagem.
As cores vibrantes e a textura da película dão uma beleza idiossincrática a um filme cuja personagem principal vive assombrado por memórias violentas que vão sendo reveladas à medida que o conhecemos melhor. ‘Pinky’ fugiu de um culto ligado a uma figura transcendente, mas agora não consegue reconciliar a turbulência que sente. Uma viagem individual que se mistura com o panorama social e político da Colômbia.
Gravayat mescla imagens do passado, dos anos 50 aos 70, e imagens contemporâneas para mostrar ligações e evoluções na zona de Seine-Saint-Denis, periferia de Paris, local de habitações precárias, cujas populações se vêem sempre acossadas.
Restrepo aponta a sua câmara de 16mm a uma área colombiana, Choco, geograficamente isolada entre mar e floresta, na fronteira com o Panamá. Apesar das condições de vida adversas, abre-se terreno a missões religiosas, operações militares e até projetos turísticos.