A estreia de André Gil Mata na longa metragem de ficção (depois das curtas Arca d’Água, Casa, O Coveiro e Num Globo de Neve terem passado pelo IndieLisboa) dá-se com A Árvore. Rodado integralmente na Bósnia, durante os rigorosos meses de Janeiro e Fevereiro, este é um filme onde o frio nos penetra em extraordinários planos-sequência, filmados em película de 16mm. Um homem e uma criança encontram-se debaixo de uma árvore à beira de um rio, compartilhando a mesma memória e um segredo. Encontram no outro a serenidade, o silêncio e o tempo que perderam na corrente.
Secção: Competição Nacional
The Great Attractor é uma lúdica e misteriosa exploração pelas imagens do arquivo Prelinger onde se encontra a musicalidade do universo no malabar de uma criança.
Depois de Má Raça vencer o prémio Novo Talento Fnac em 2013 e Aula de Condução (Indielisboa 2015), a dupla André Santos e Marco Leão apresenta Self Destructive Boys, onde a rodagem de um filme pornográfico é um teste à flexibilidade sexual de três rapazes.
Filipe Melo, entre a música e a banda desenhada é também realizador: depois da série (já de culto) Um Mundo Catita, chega agora Sleepwalk, um filme rodado integralmente nos EUA e baseado no conto de banda desenhada, publicado em 2017 na revista Granta.
João Salaviza (do qual o IndieLisboa exibiu Arena, Rafa e Cerro Negro) e o brasileiro Ricardo Alves Jr. (Elon Não Acredita na Morte, exibido em 2017) juntam-se para compor um retrato de Russa, uma mulher que regressa ao Bairro do Aleixo e ainda recorda as duas torres caídas.
A segunda longa metragem de Sandro Aguilar (depois de A Zona ter competido no IndieLisboa, em 2008, assim como as curtas A Serpente, Voodoo, Dive: approach an exit e Jewels) corresponde à excelência do seu cinema intrigante com laivos de ficção-científica. Paulo (interpretado pelo fotógrafo António Júlio Duarte) é segurança nocturno de um complexo industrial abandonado. Vive com Luísa (Isabel Abreu) e com a perda da sua filha. Mas nas sombras cresce um mal-estar. O vizinho (Albano Jerónimo) corporiza uma instabilidade prestes a estalar.
Our Madness inicia-se num manicómio, de modo a que nos instalemos no cinema de João Viana, tão onírico quanto mitológico. Prosseguindo o trabalho da sua primeira longa metragem, A Batalha de Tabatô (IndieLisboa 2013), o realizador acompanha Ernania na sua deriva espectral por Moçambique, à procura do seu marido e filho. Um estúdio de música, uma cama alada e musical, um cinema cujos espectadores são cabras: tudo isto num filme que constrói uma penetrante alegoria sobre a história africana onde a doença mental é símbolo da escravatura, da guerra civil ou de um regime-fantoche.
Bostofrio é uma pequena aldeia no concelho de Boticas, distrito de Vila Real. É de lá que vem a família de Paulo Carneiro (colaborador habitual de João Viana e assistente de realização deOur Madness).Bostofrioé composto por uma série de entrevistas, tão íntimas quanto divertidas, nas quais é o próprio realizador que se implica na acção e questiona os habitantes (muitos deles, seus familiares) sobre quem era, e como era, o seu avô. Nesta investigação, que simultaneamente observa os gestos do trabalho enquanto puxa pela língua das gentes, levanta-se o véu de uma ruralidade ainda cheia de segredos e meias verdades.
Amor, Avenidas Novas é uma encantadora fábula sobre o romantismo: Manel atravessa Lisboa com um colchão às costas e decide fazer uma pausa. Nem de propósito entra na rodagem de um filme onde conhece Rita e tudo volta a fazer sentido.
João vive nos subúrbios desolados de uma grande cidade. Está sempre em sarilhos com os adultos, que não parecem compreender que o espalhafato do seu comportamento não é senão uma defesa nascida da fragilidade do seu mundo.
Desde a sua Independência, nunca Angola tinha assistido a um movimento cultural tão dinâmico e tão polémico como o Kuduro. Nenhum outro género musical ultrapassou tão rapidamente as fronteiras e se tornou um fenómeno internacional. Kuduro, Fogo no Museke é o retrato social e cultural de uma nova geração, que quer acima de tudo ser a voz de uma nova Angola.
Aldeia de Reboleiro, norte de Portugal. 103 velhos vivem no Lar de Santa Catarina. Eram pessoas do campo. A maior parte deles perderam a noção do Tempo num Espaço que lhes é estranho. Há um grande desejo de comunicar, não querem estar sozinhos. Precisam de voltar às suas casas.
Quando a mãe de Daniel morre de cancro, ele não consegue entender o verdadeiro peso da sua perda. Mas durante o primeiro Natal sem ela, o rapaz divide-se entre a necessidade de encontrar o seu rasto e o esforço de lidar com um pai desajeitado. Inesperadamente, Daniel entra num momento da vida dos pais que talvez destrua, para sempre, a imagem terna que guarda da mãe.
As novas aldeias estão rodeadas por zonas industriais e estradas que dão um sentimento de conquista aos rapazes que aí crescem. O carro contra a sordidez partilhada entre amigos. Tuning, corredores de rua… Ali, são todos parecidos, só é preciso que tenham afecto pelos carros e que com eles… façam terreno.
Uma prostituta é visitada pelo irmão adolescente homossexual e os seus dois cães. Ele confronta-a sobre a forma de ela viver depois de ter jogado Trivial Pursuit com a mãe no pátio. Ele não pagaria um cêntimo pelas suas mamas nojentas.
Um prostituto travesti de uma família de classe média do Texas espera clientes enquanto ouve Henry Gorecki e bebe uma mini Coca-Cola diet. A sua empregada, a ‚Äòmorango com cobertura de chocolate’, tenta acalmá-lo, apalpando-lhe o ‚Äòmaterial’ e os dois começam a fazer amor.
Na China, a cultura e as artes estão estreitamente ligadas às pessoas e às suas vidas. A vida em Pequim é um espectáculo ao vivo de 24 horas de música, dança e desportos. Ao longo de um mês de residência (Setembro 2007), observei a vida chinesa, coleccionei ‚Äòimagens de rua’, documentei performances quotidianas. Vi uma cidade literalmente em explosão, em transição do antigo para o moderno, (‚Ķ) preparando-se para acolher os Jogos Olímpicos 2008.
Rapaz conhece rapariga. Dino e Helena vivem um quotidiano difícil num crescendo de angústia que os encurrala na procura de uma solução urgente.