Arena

Mauro tem trinta anos, Alemão tem 13. Mauro e Alemão são prisioneiros no interior de uma cidade de onde é impossível saír. Uma história sobre a violência e a libertação através de uma viagem subterrânea.

Arise (Zona)

“Arise (Zona)” vem da longa-metragem “A Zona” de Sandro Aguilar e emerge de toda a sujidade cinemática inerente ao suporte fílmico. Estas imagens destinadas ao vazio e ao esquecimento total, levam-nos à ambiguidade entre a vida e a morte, em que a narrativa e a lógica temporal são suspensas.

Julian

Cruzamento entre uma road-trip em Portugal e uma história de amor de Verão. É a junção de uma linha narrativa mais filosófica e poética com elementos factuais e pessoais. Julian é aqui representado como o bom selvagem de Rousseau em que a natureza é o seu ambiente natural. Julian é como Adão, a personificação de vários mitos criados pela espécie humana. (António da Silva)

Kali, O Pequeno Vampiro

Kali é a história de um rapaz que sonha com um lugar ao sol mas é na sombra que encontra a luz que procura. É o ultimo capitulo de uma trilogia e o resultado de uma reflexão sobre os temas e as estéticas que me têm inspirado: a infância e os seus os medos, a diferença, a solidão, a luz e a sombra. No fundo, é a reconciliação com a infância, o aceitar ser adulto, deixar de fugir dos medos e conseguir vê-los de outro angulo. (Regina Pessoa)

Jesus Por Um Dia

Numa cadeia transmontana começam os preparativos para a encenação da Via Sacra e os prisioneiros, como se fossem alunos outra vez, reúnem-se na sala de aula e recebem instruções. O documentário acompanha-os desde os primeiros ensaios até ao dia da procissão, com uma visão detalhada do processo: a dramaturgia levada muito a sério, as feridas na imagem de Jesus pintadas ao pormenor, a construção das cruzes de madeira que constituem o quadro final do filme, os mais velhos que assistem e cantam sobre a vida e o tempo que não volta atrás. A realização recorre a planos sucintos, cheios de pequenos apontamentos ‚ o poster de Jesus numa porta, qual celebridade que um deles vai encarnar. A quietude do campo e a vida pacífica da comunidade rural que com eles coexiste contrasta com a tensão latente, a incerteza do futuro e contribui para a nostalgia da tradição. (Ágata Pinho)

Alasca

No Alasca a paisagem nunca muda, só envelhece.

Algo Importante

Um homem magrinho, um homem vulgar, acorda e pensa: “Tem que ser hoje!”. Acontece que este homem magrinho tem uma coisa muito importante a fazer, apesar de algumas tarefas e alguns azares domésticos não o deixarem cumprir o seu objectivo com muito sucesso ao longo de um dia que parece durar a vida inteira.

From New York with Love

Vagueando por imagens em movimento captadas com uma câmara de turista justapostas a clássicos do Cinema, From New York with Love é um ensaio sobre a crescente relação de um estrangeiro com o país que o acolhe. (André Valentim Almeida)

Águas Mil

Quando esvaziamos a casa onde vivemos toda a vida, encontramos memórias adormecidas. Pedro encontra uma história do passado que o liga e à família a uma organização revolucionária armada dos anos 1980, a época em que o seu pai desapareceu. Pedro terá que revisitar o passado e nessa viagem vai acordar os sobreviventes e trazer os fantasmas à vida. Antes, o que interessava ao seu pai e aos camaradas dele eram os seus ideais políticos. Hoje, o que interessa a Pedro é acordar a história humana que toda a gente tentou esconder e esquecer. Um dia, há que fazer alguma coisa, inesperadamente. Como “Águas Mil”.

A nossa necessidade de consolo

O tempo passa por nós como uma tarde passageira. Corre como as nuvens no céu levadas pelo vento, à deriva. Enquanto o tempo passa vivemos e sentimos a sua passagem. Uma breve reflexão sobre a passagem do tempo sobre nós, vista através de dois momentos da vida das nossas mães.

Fado do Homem Crescido

Através da guitarra e voz de António Zambujo, um dos mais consagrados fadistas portugueses, ouvimos a melodia de um homem que se recusa crescer, preso às memórias de infância. Com um traço cuidado e curiosas metamorfoses que transportam a passagem do tempo, apetece-nos escutar/ver à exaustão esta emotiva despedida da infância. (Miguel Valverde)

Encounters with Landscape (3x)

Três quadros estranhos e insólitos protagonizados pela realizadora que literalmente testa os seus limites nestes encontros com a paisagem de São Miguel, nos Açores. A força que emana da paisagem filmada é tão sedutora quanto a forma arriscada do encontro entre imagem e som. Filme-limite para uma artista portuguesa inventiva. (Miguel Valverde)

Rhoma Acans

A história de família de um pai cigano e de uma mãe não cigana serve de inspiração à realizadora para ir à procura do que a sua vida teria sido se o pai, inspirado pela sua própria mãe, não tivesse quebrado a tradição onde nasceu. Neste percurso encontramos a jovem Joaquina, inserida na comunidade cigana que serve de referência à realizadora na sua auto-descoberta. (M. Moz)

Quatro Horas Descalço

Uma casa silenciosa, de porta aberta no meio da noite. Mas a paz é uma ilusão ‚ um filho mata o pai com as suas próprias mãos e caminha as quatro horas seguintes até à esquadra, os pés descalços em contacto cruel com o chão, para se denunciar. Um crime numa aldeia numa montanha no interior de Portugal e no centro de uma família. (A. P.)

Plutão

Um cientista fala-nos que Plutão deixou de ser considerado um planeta. Os sentimento de desilusão e nostalgia, e a impossibilidade de não poder voltar a certos momentos da sua vida, levam-no a querer encontrar na história de David uma resposta para o que quer que exista para lá da ciência e da razão. (Jorge Jácome)

Cerro Negro

Partindo de uma ideia de díptico, conta-se a história de Anajara e Allison, vista de dois prismas em continuidade. Se os turnos de trabalho de um dificultam a sua vida, o encerramento numa cadeia do outro determina o ciclo da separação. Salaviza, com a sua capacidade fora do comum para dirigir actores amadores, tem, neste filme, uma das suas obras mais precisas. (Miguel Valverde)

O Facínora

Um padre tenta lutar contra as tentações do amor não correspondido de uma mulher comprometida. Tenta a razão, a fé, a magia e, por fim, a vilania, aterrorizando a cidade. Além de ser uma homenagem ao cinema mudo, O Facínora recupera o filme perdido de Conrad Wilhelm Meyersick, um engenheiro e cineasta alemão que filmou a história em 1920, de visita a Guimarães. (A. P.)

O Coveiro

Inspirado no culto popular, O Coveiro é um filme misto luz misto trevas, história de embalar e quase um terrível pesadelo. Uma criança nasce e os pais morrem de susto ao vê-lo. A sua vida ‚ e ocupação ‚ são definidas por essa impressão. André Gil Mata revisita o conto de cordel tradicional português, num filme fantástico onde saltam cabeças, mas ouve-se uma canção. (A. P.)